No dia 14 de fevereiro, comemora-se o Valentine’s Day. Mas afinal, o que é o Valentine’s Day?
Valentine’s Day é uma data em que celebramos o “Dia dos Namorados”, em praticamente no mundo todo. Lojas se enfeitam, casais apaixonados se programam, e a economia agradece o movimento extra dos consumidores, na busca pelos presentes.
Mas não no Brasil. O Brasil é um dos poucos países “do contra” neste
sentido. Aqui, comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho.

Por que no Brasil comemoramos em outra data?
Aqui no Brasil, desde 1948, celebramos a famosa data romântica em 12 de
junho. Ela coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido
como santo casamenteiro. Mas o motivo para isso tem pouco a ver com o
significado religioso – foi exclusivamente comercial.
Nesta época, o publicitário João Doria (pai do atual governador do estado de São Paulo), bolou uma estratégia para aquecer o mercado, tradicionalmente mais desacelerado nesta época do ano. Dono de uma agência de propaganda, ele foi contratado por uma loja da época para melhorar as vendas em junho, que costumavam ser fracas.
Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu outra data comemorativa para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados.

Depois da ação, diversas outras regiões começaram a aderir a data, até
que alcançou nível nacional.
Dia de São Valentim – Conheça a história do Valentine’s Day
Já nos Estados Unidos e em outros continentes, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro e leva o nome de Valentine’s Day, em referência a São Valentim.
A origem do Dia de São Valentim, é muito anterior ao Dia dos Namorados
no Brasil. Existem algumas explicações para a história do santo, mas a mais famosa é a de que São Valentim teria sido um padre de Roma, que foi condenado à pena de morte no século III.
Relatos históricos mencionam que ele defendeu o casamento numa época
em que o imperador Claudio 2 baniu a prática; ele acreditava que soldados
“solteiros”, sem nenhuma obrigação matrimonial ou familiar, seriam mais
úteis ao exército.

Não se sabe ao certo detalhes da história, mas o fato é que a data pegou e o Valentine’s Day movimenta a vida (e a carteira) dos amantes pelo mundo afora.
O Valentine’s Day nos Estados Unidos é uma das datas mais lucrativas para o comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Presenteie no Valentine’s Day!
Que o Valentine’s Day não é lá muito considerado por aqui, todos nós sabemos. Mas que tal surpreender seu namorado(a) com algo romântico na data? A ideia pode surpreender e agradar ainda mais seu amor.

Não precisa comprometer a conta bancária aqui. Um cartão ou flores já são boas pedidas, clássicos que alegram o coração dos românticos.
Ou que tal levar seu par para um passeio especial? Com um pouco de criatividade, é possível comemorar a data sem gastar muito.

Torne a data mais que especial
Quer ir além? Sempre é possível demonstrar o seu amor com presentes que são sempre um sucesso. No caso das mulheres, os sapatos são os campeões de audiência – o tipo de presente que sempre cai bem.
Veja alguns modelos que estão bombando na estação:




Os rapazes também curtem ganhar presentes (quem não gosta, não é?). Uma sugestão para agradar e acertar em cheio, é o bom e velho tênis: fácil de combinar, sempre são muito usados; principalmente nos momentos de lazer.
Inspire-se com alguns modelos disponíveis no site da Oscar Calçados:




Seja qual for o estilo de comemoração o casal, o importante é se divertir e surpreender durante a data! Happy Valentine’s Day <3