A maquiagem certa e a cor ideal de roupas e acessórios garantem uma pele com aspecto saudável e iluminado, deixando seu visual muito mais poderoso, mas para isso funcionar é preciso conhecer um pouco mais sobre o seu tom e subtom de pele. Então vem com a gente desvendar este segredo para ficar sempre linda e radiante em qualquer situação.
Qual é a diferença entre tom e subtom da pele?
O tom de pele é visível e pode ser identificado como claro, médio ou escuro. Já o subtom é um pigmento secundário, uma cor de fundo, que pode ser classificada em quente, fria ou neutra.
Para entender melhor esse conceito é preciso saber reconhecer as cores. Quando o assunto é make, moda e beleza, as nuances em vermelho, amarelo e laranja são consideradas tons quentes. Por outro lado, azul, roxo e rosa são considerados tons frios. Sendo o neutro uma mistura desses dois cenários, resultando em tons de cinza, marrom, bege e verde.
Considerando que o subtom é uma característica percebida quando refletida na luz, é possível observar essa coloração em alguns elementos da sua pele, como veias, olheiras, manchas e até mesmo o bronzeamento após a exposição ao sol. Se isso ainda parece confuso, calma, que nós vamos explicar!
Como identificar seu subtom
A maneira mais assertiva para indicar o seu subtom de pele, sem dúvidas, é com a ajuda de um profissional especialista em colorimetria, através da análise de coloração pessoal. Entretanto, se você está super curiosa sobre o assunto e quiser tentar descobrir isso sozinha, algumas dicas e truques podem te ajudar.
1. Treine seu olhar
Na luz natural, sem maquiagem e de frente para o espelho, analise a variação de cores em alguns pontos estratégicos do seu rosto: testa, laterais, centro e queixo para tentar identificar as colorações presentes: amarelo, laranja, oliva e azul. Assim é possível saber se você se encaixa no perfil quente, frio ou neutro.
2. Veias
Um subtom quente geralmente apresenta veias na cor verde ou tons amarronzados, na classificação frio essa coloração aparece em tons de azul ou roxo. Se as veias forem nos dois tons, considera-se o neutro.
3. Teste das sombras
Aplique no braço sombras cintilantes em tons claros de rosa, bege, verde e dourado e veja qual combina mais com a sua pele. Se for o rosa, seu subtom pode ser frio, bege é neutro e dourado é quente.
4. Reação ao sol
Se após tomar sol sua pele fica com um belo bronzeado, seu subtom pode ser o quente. Por outro lado, se você fica vermelha, sua classificação deverá ser fria. Caso não consiga identificar, o neutro será a melhor opção.
5. Acessórios e roupas
Observe as cores de roupas e acessórios que mais te favorecem e identifique se os tons tendem mais para quente, frio ou neutro.
A importância do subtom na maquiagem
Quem nunca errou na cor da base que atire a primeira pedra, não é mesmo? Com tom e subtom alinhados você evita que o rosto fique diferente do restante do corpo ou ainda que o blush errado te deixe manchada ou com aspecto sujo. Por outro lado, o batom certo vai destacar seu sorriso e até deixar seus dentes mais brancos.
Essa é, sem dúvida, uma descoberta que traz inúmeros benefícios, eleva a autoestima e promove o consumo consciente. Com a ajuda dessa informação é muito mais fácil escolher e comprar somente itens que irão valorizar sua beleza natural e isso vale tanto para maquiagens quanto para tintas de cabelo, roupas e acessórios.
Com a análise de coloração pessoal seus looks vão ganhar um upgrade, com combinações mais harmônicas e elegantes. Além disso, as cores certas trazem luminosidade, realçam seus traços e disfarçam pequenas imperfeições. O resultado é instantâneo, parece até mágica, mas não é!
O assunto é um pouco complexo, mas colocar esse conhecimento em prática é libertador e facilita muito a vida da mulher. E aí, ficou empolgada para descobrir seu tom e subtom de pele?
Categorias