SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Slugging: a técnica de skincare que viralizou no TikTok

Se você curte redes sociais e skincare certamente já ouviu falar e ficou muito intrigada com o slugging. A técnica promete deixar a pele super hidratada e apesar do sucesso no TikTok ainda divide opiniões, então vem com a gente aprender um pouco mais e esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto.  

Mulher passando creme no rosto
Fonte: Pinterest

Conheça a técnica que surgiu na Coréia do Sul

Famosa pela variedade de produtos e técnicas para manter a pele sempre jovem e saudável, a Coreia do Sul é sempre referência quando o assunto é beleza. O slugging é muito comum por lá e ao invadir o TikTok transformou-se em um grande sucesso! A hashtag que indica vídeos com o termo já possui mais de 446 milhões de visualizações.  

Para entender melhor do que se trata esse procedimento que pode ser adicionado à rotina de skincare, vamos falar sobre seu significado. A palavra “slug” vem do inglês e sua tradução é “lesma”, isso mesmo! Mas calma que não tem nenhum bichinho envolvido. O nome faz alusão ao aspecto gosmento causado pela vaselina que é utilizada diretamente na pele em uma quantidade abundante.   

Mas afinal, o que é Slugging? 

É uma técnica que consiste no uso de petrolatos, substâncias conhecidas também como “agentes de barreira”, que funcionam como um filme protetor para impedir a perda de água e fazer uma contenção da hidratação. Com características altamente oclusivas, a promessa é salvar peles secas e ressacadas através dessa blindagem que impede a ação de agentes externos e intensifica a ação de outros produtos. Outra vantagem é o efeito reparador causado por sua ação antimicrobiana.

Vaselina para fazer slugging
Fonte: Pinterest

Cuidados e atenção:

Não há comprovação científica sobre os resultados prometidos. Além disso, a vaselina é um derivado do petróleo e possui ação comedogênica, ou seja, promove a obstrução dos poros principalmente em peles oleosas, o que pode ser prejudicial em caso de acne e alguns processos alérgicos, como a dermatite.  

Outra questão polêmica são as fortes acusações de que o principal produto utilizado para o slugging, a vaselina, possui em sua composição Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HPAs), substâncias que de acordo com o IARC (International Agency for Research on Cancer) estão ligadas ao surgimento de alguns tipos de câncer. Para se assegurar, procure composições com a nomenclatura “petrolato branco” ou “white petrolatum” que são livres de HPAs.  

A FDA, órgão regulador norte-americano, considera o petrolato um ingrediente seguro, um dos componentes cosméticos mais antigos do mundo. Para quem busca um tratamento mais natural, o óleo de coco é uma alternativa com ação semelhante.  

Como usar:

Para quem ficou ainda mais curiosa e quer saber quais são as principais indicações e quando evitar o slugging, aqui vão algumas dicas e o passo a passo completo para você aprender a aplicação ideal dessa técnica.  

Quem pode fazer: indicado para peles secas, a técnica do slugging pode ser aplicada também somente em regiões que sofrem com o ressecamento, como abaixo dos olhos, cotovelos, mãos e joelhos. Fique atenta à sua rotina de skincare para evitar irritações e não combine o uso da vaselina com produtos que contenham retinol ou ácido, como glicólico e salicílico.  

Quem não deve fazer: pessoas com pele oleosa, acneica ou com rosácea. Além disso, é indicado evitar o tratamento após procedimentos invasivos, como laser, microagulhamento e peeling.  

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa técnica, vamos ao passo a passo de como fazer seu slugging:

Passo a passo:

  1. Lave o rosto com o sabonete mais indicado para seu tipo de pele; 
  1. Aplique um sérum facial e deixe a pele absorver; 
  1. Aplique o hidratante e deixe a pele absorver; 
  1. Aplique uma camada generosa de vaselina. Se não quiser ficar muito melecada, a quantidade do tamanho de uma ervilha é o suficiente para todo o rosto; 
  1. Deixe agindo na pele a noite toda. 
  1. No dia seguinte faça seu skincare diurno como de costume.  
Mulher com toalha na cabeça realizando sua rotina de skincare
Fonte: Pinterest

Polêmicas à parte, vídeos e fotos do antes e depois do slugging são impressionantes! Conta pra gente o que achou dessa técnica e se vai inseri-la na sua rotina de skincare. 

Lembrete: Consulte sempre seu dermatologista para verificar as opções ideais para o seu tipo de pele!  

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.