SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

O que é moda e como ela influencia a sociedade? 

Entender o que é moda é entender questões mais profundas sobre autoexpressão e nossas relações sociais! Conheça um pouco mais sobre esse universo de infinitas possibilidades!

Manequins representando um ateliê de moda
Fonte: Pinterest

Seja clássica, urbana, esportiva, casual, moderna ou sexy, a moda é composta por várias tendências e estilos diferentes pelo mundo. Ao contrário do que muitos pensam, a moda não é só o que está nas passarelas, ela também é o que está nas ruas, nos metrôs, nos parques e em qualquer outro lugar que haja pessoas e suas personalidades. 

Neste texto, você vai descobrir como a moda surgiu e como ela tem um forte impacto na sociedade e em cada indivíduo. Então, continue lendo!  

O que é moda? 

A moda é uma maneira de se comunicar e contar histórias, pois ela permite que cada pessoa mostre a sua identidade por meio de roupas, assessórios, cabelos, jeito de agir, enfim, qualquer maneira que nos permita expressar quem nós somos para o mundo.  

História da Moda  

Nos primórdios da humanidade, os humanos usavam roupas devido à necessidade de cobrirem o corpo pelo frio, ataque de animais, entre outros fatores. Conforme a sociedade evoluiu, a moda se iniciou como status dos mais poderosos, reis e rainhas tinham belas roupas com tecidos nobres, já a população comum usava vestimentas simples.  

Ao passar dos anos, o século XX trouxe o avanço político, social e cultural que tornou a moda mais acessível a todos, principalmente depois anos 60 com os movimentos feministas e a globalização industrial.  

Depois desse importante período, a moda começou a ser vista da maneira que conhecemos hoje, uma forma de expressão individual, independente de classe social, tamanho, crença ou raça.  

Qual é objetivo da moda? 

Em essência, a moda visa permitir que as pessoas se expressem e mostrem as suas personalidades por meio do vestuário e do modo de agir. O conceito de moda é muito diverso, dentro dele existem diferentes estilos, vivências, etnias, religiões, além de muita criatividade.  

Moda x sociedade 

Veja a seguir quais são os principais tópicos em que a moda está presente na sociedade:

1. Comunicação 

A moda é mais do que o ato de se vestir, é uma forma de transmitir os valores e as crenças de cada indivíduo. Por meio dessa comunicação, a moda também pode unir as pessoas por meio da compatibilidade de estilos.   

Mulher representando o que a moda comunica
Fonte: Pinterest

2. Economia  

A indústria da moda movimenta o comércio local, nacional e global, além de gerar empregos e impulsionar a criação de novas tecnologias para o segmento de vestuário.  

Mulher medindo a roupa representando o que a moda influencia na economia.
Fonte: Pinterest

3. História 

Quando assistimos algum filme em que a personagem utiliza peruca branca, vestidos com grandes armações e muitos detalhes, sabemos que ela representa o movimento rococó dos séculos XVI a XVIII. Com isso, podemos perceber que a moda também é uma forma de contar a história e a evolução da humanidade. 

Mulher vestida com roupas de época
Fonte: Pinterest

O que são tendências da moda? 

As tendências da moda são as peças de vestuário que estão em alta em um determinado momento, ou seja, elas são passageiras. Conforme o tempo passa e outros lançamentos vão ganhando destaque, o que é tendência hoje pode cair em desuso amanhã.  

Geralmente, as tendências são impulsionadas por marcas renomadas da indústria da moda, como Coco Chanel, Versace e Gucci, ou por celebridades e influencers que aparecem na mídia usando um novo item.  

Diferença entre moda e estilo 

Apesar de serem usados como sinônimos em alguns lugares, moda e estilo possuem significados e conceitos diferentes.  

  • Moda: pode ser definida como um guia dos fashionistas por um determinado período. A moda está em constante mudança e abrange diversos nichos, por esta razão, ela não possui um conceito e forma única.   
  • Estilo: é a manifestação e expressão individual do ser humano. O estilo não é definido somente por roupas, mas também pela personalidade, gostos, hobbies e maneira de agir. Como a estilista e empresária Coco Chanel já disse: “moda passa, o estilo permanece”. 

Para finalizar, a moda foi feita para mostrarmos a nossa personalidade por meio do vestuário. Não existe o certo e o errado na moda, existem apenas estilos, corpos e vivências diferentes que devem ser respeitados e apreciados. 

Agora, nos mostre qual é o seu estilo! Deixe nos comentários quais peças você mais gosta de usar e o que a moda significa para você.  

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.