SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Tranças – Conheça como surgiram e os principais modelos

A trança é um penteado super democrático, uma ótima opção para quem busca inovar no visual. Existem diferentes tipos, que são ideais para quem deseja mudar, sem mexer na cor ou no corte do cabelo. Além de ser super funcional e facilitar o dia a dia.

origem das tranças - 22 mil anos antes de cristo. Todas as gerações tiveram contato com o penteado

O que muita gente não sabe, são as histórias que existem por trás desse penteado. Alguns registros apontam que as primeiras tranças surgiram há 22 mil anos antes de Cristo, nas estátuas de Vênus de Brassempouy e de Willendorf. Já a técnica de trançar os cabelos foi identificada pela primeira vez por volta de 3.500 anos A.C. na África.

estátua vênus de Brassempouy
Vênus de Brassempouy
estátua vênus de Willendorf
Vênus de Willendorf

Esse penteado foi utilizado por diversas civilizações como forma de identificação de tribos, estado civil, religião e até a posição social. Na época da escravidão no Brasil, os desenhos criados com as tranças definiam a tribo a qual os escravos pertenciam, além de alguns desenhos servirem como mapas e rotas para as fugas planejadas.

Quais são os tipos de trança que existem?

1. Jumbo

As tranças com jumbo são uma das preferidas, por abrirem um leque de possibilidades, permitindo escolher o comprimento e a variedade de estilos. Essa é uma ótima opção para quem está no processo de transição capilar, pois ajuda a disfarçar as diferentes texturas do cabelo nessa fase.

O jumbo é um material sintético que serve como extensão para o cabelo, sendo incorporado nas tranças. É considerado um dos materiais mais leves, o que traz menos incômodo.

Trança estilo jumbo loira
trança jumbo castanha
Trança jumbo clássica em todo cabelo
Trança jumbo com as pontas soltas

2. Boxeadora

Esse estilo é muito prático, por ser rápido e fácil de fazer. É um modelo bem moderno e combina com o estilo mais cool. O lado negativo é sua durabilidade um pouco menor. A trança boxeadora começa a ser feita na raiz, o que faz com que fique bem presa e desça por todo o comprimento do cabelo.

3. Box Braids

As Box Braids são os modelos mais famosos, um clássico. Seguem o formato tradicional, feito com três mechas, e podem ser feitas com fibra sintética junto com o cabelo natural. Se você busca algo mais despojado, existem opções coloridas e é possível brincar com comprimento.

4. Nagô

A Nagô é feita desde a raiz do cabelo, mas no comprimento você pode optar entre trançar ou deixar os fios soltos. Na raiz, podem ser feitos de duas formas, por toda a raiz ou apenas em uma parte, criando um tipo de coroa. O diferencial do modelo nagô são as possibilidades de criar desenhos. 

5. Lateral

As laterais vêm ganhando espaço nos últimos tempos e tem agradado muitas mulheres. Esse modelo traz um charme especial para o cabelo e cria diversas possibilidades. Você pode fazer apenas na parte lateral da raiz, em todo o comprimento do cabelo ou até deixar só as pontas soltas. É possível brincar e trazer muita personalidade para o visual. E que tal, incrementar o penteado com acessórios? Escolha argolinhas em prata, miçangas, e o que sua imaginação indicar. 

6. Embutida

Ela é um clássico, ideal para quem deseja manter os fios no lugar por algumas horas. Sem contar que é um penteado lindo e super elegante. Possui esse nome por prender todo o cabelo em apenas uma trança, desde o topo até as pontas.

7. Espinha de Peixe

Esse é um modelo sempre presente entre as celebridades. É super elegante, além de trazer diversas possibilidades. Se você busca algo despojado, faça a trança em apenas uma parte do cabelo e a deixe mais folgada, sem apertar muito as mechas. Para algo mais clássico, faça o penteado com todo o cabelo e deixe os fios bem presos.

8. Trança Raiz

Com certeza é um dos modelos mais conhecidos e tem um resultado lindo. O estilo mais tradicional se inicia na raiz do cabelo e segue por todo o comprimento, formando apenas uma trança. Se você procura algo mais moderno, pode fazer diversas tranças, separando bem as mechas, criando um desenho entre uma trança e outra. Procure deixar a raiz bem presa, trançando o cabelo de forma mais firme.

Penteados com tranças

Para quem não deseja um resultado tão duradouro, pode optar por penteados que as incorpore. Eles podem ser super românticos ou despojados, tudo depende do modelo escolhido. Separamos algumas inspirações para te ajudar nessa escolha.

Trança com topete

Para esse penteado você precisará de volume, para isso utilize um texturizador de sua preferência e tenha alguns grampos de cabelo. Depois de fazer o topete, comece o modelo de trança que você preferir.

trança longa com topete
penteado com topete e tranças

Semi trançado

Esse modelo fica lindo para qualquer comprimento de cabelo, mas tem um charme especial para quem tem o cabelo mais curtinho. É bem fácil, basta fazer uma trança lateral de cada lado, na grossura que você preferir, depois unir as duas pontas na parte de trás da cabeça, as prendendo com um elástico, uma presilha ou até um acessório mais elegante, em ocasiões especiais.

cabelo solto com tranças diversas
cabelo solto com tranças no topo
trancinhas finas no cabelo
cabelo semi trançado com tranças finas

Coroa

Esse modelo super elegante merece um passo a passo!

coroa de cabelo com tranças
penteado de coroa feita com cabelo trançado
  1. Separe uma mecha grossa da parte de baixo do cabelo.
  2. Trance a mecha normalmente e prenda com elástico.
  3. Passe a trança por cima da cabeça, a deixando como uma tiara. Prenda a ponta com um grampo atrás da orelha.

Você pode finalizar com um coque ou deixando os fios soltos. O resultado é incrível!

Coque delicado

Nesse estilo existem duas possibilidades. A primeira, é iniciar uma trança raiz no topo da cabeça, chegando no fim da raiz faça um coque, para dar um ar mais descolado, deixe o coque um pouco mais frouxo. A segunda opção é começar a trança na nuca, antes de chegar ao topo faça o coque.

tranças no couro cabeludo com coque
penteado de coque com tranças

Rabo de cavalo

Assim como o penteado com coque, você pode iniciar a trança pelo topo ou pela nuca. Faça a trança e depois o rabo de cavalo com o comprimento do cabelo.

rabo de cavalo com tranças
trança feita no rabo de cavalo

São muitas opções incríveis né!? Conte aqui nos comentários, qual a sua favorita e compartilhe as dicas com as amigas.

Tags

Um comentário

  1. Lariene de Jesus disse:

    Sou cabeleireira, tenho 2 anos de curso profissional tenho 21 anos. E tou me aperfeiçoando mais em tranças.

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.