Do look básico ao mais elegante, sempre existe espaço para elas, as calças são práticas, confortáveis e muito versáteis, não à toa ganharam as passarelas e caíram no gosto das mulheres, mas nem sempre foi assim. Conheça um pouco sobre a história dessa peça que marcou época e confira quais são os principais modelos que vão bombar nessa temporada.
Uma história de direitos e liberdade
Quem vê uma mulher usando calças por aí nem sabe a luta que foi conquistar essa liberdade e ter o direito de vestir uma peça considerada exclusiva para homens. Foi preciso enfrentar acusações de heresia, quebrar tabus e fazer uma verdadeira revolução na cultura e nos costumes da sociedade.
O que mais espanta é que tudo isso não faz parte de um passado tão distante assim. Para se ter uma ideia, essa história começou em 1909 e seguiu até 2013 quando foi derrubada uma lei na França que proibia as mulheres de usarem esse tipo de roupa.
O primeiro modelo de calça criado para o público feminino tinha um design leve e larguinho como uma pantalona, estilo que não fez tanto sucesso na época, mas este foi um cenário que começou a mudar durante a 1ª Guerra Mundial, em 1914. Com os homens nos campos de batalha, a responsabilidade da casa passou a ser das esposas, mães e filhas, que começaram a ocupar os postos de trabalho abandonado por eles. Era preciso uma roupa confortável para execução das atividades e as saias e vestidos não eram boas opções.
A famosa estilista Coco Chanel foi umas das pioneiras e grande responsável pela popularização do uso da calça entre o público feminino. De lá pra cá, a peça foi ganhando seu espaço no mundo da moda, com transformações e novas modelagens. Nesse contexto temos alguns destaques que marcaram época: a icônica flare que foi símbolo do movimento hippie da década de 60, a moderninha clochard dos anos 80, com amarração na cintura e tornozelos à mostra e, claro, a queridinha calça jeans dos anos 2000.
Quais os modelos de calça para 2022
Para quem gosta de seguir as tendências de moda, listamos aqui 8 modelos de calça que estão em alta e que não podem faltar no seu guarda-roupa para a temporada 2022.
- Pantalona: modelagem acinturada, com pernas soltas e largas.
- Wide Leg: derivada da pantalona, possui caimento fluído, barra larga e longa, ideal para usar com saltos. Seu corte reto alonga e valoriza a silhueta.
- Mom Jeans: cintura alta e caimento soltinho do quadril até os pés, proporciona liberdade nos movimentos e é super prática para o dia a dia.
- Clochard: cintura alta e comprimento na altura do tornozelo, estilo perfeito para ser usada no ambiente de trabalho.
- Destroyed: aquele jeans rasgadinho propositalmente que é puro charme e estilo.
- Slouchy: mistura entre três estilos: mom, boyfriend e alfaiataria, apresenta cintura alta, pregas e faz a linha confortável e soltinha no corpo.
- Alfaiataria: corte refinado e perfeitamente alinhado, a calça em alfaiataria é confeccionada em tecidos nobres e encorpados que apresentam um caimento mais pesado.
- Pantacourt: modelo semelhante à pantalona, o que difere é o comprimento que segue até o meio da canela.
Looks com calças tendência
Sabemos que a calça feminina é mega versátil, perfeita e prática para o look do dia a dia, mas também mostra todo seu charme e elegância em ocasiões especiais. Pensando nisso montamos um guia rápido pra te ajudar na hora de criar sua produção usando calças seja qual for o seu estilo, confira:
BÁSICO E DESPOJADO
Calças sugeridas:
- Mom Jeans
- Destroyed
- Wide Leg
Combine com: t-shirts, camisetas e croppeds.
Calçados: tênis e rasteiras.
CLÁSSICO E CASUAL
Modelos sugeridos:
- Clochard
- Slouchy
- Pantalona
Combine com: camisas, suéter ou blazer
Calçados: mocassim, salto bloco.
CHIQUE E ELEGANTE
Calças sugeridas:
- Pantalona
- Alfaiataria.
Combine com: Camisa de cetim, cropped.
Calçados: Scarpin, salto meia pata.
É muita história para uma única peça de roupa e depois de saber de tudo isso dá até mais prazer na hora de escolher aquela calça perfeita para compor o look, conta pra gente nos comentários: qual é sua preferida?
Categorias