SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Fases da Lua – descubra em qual cortar o cabelo

“Deixa para cortar o cabelo na lua crescente, menina, que é pra ele crescer mais!” Vamos te contar se esse conselho da vovó é verdade ou mito.

Fases da lua
Fonte: Canva

Você já reparou em como a lua aparece linda, redonda e brilhante no céu, por algumas noites, mas em outras ela simplesmente desaparece? Isso acontece devido à existência das quatro fases da lua, que fazem com que ela seja mais ou menos visível aos nossos olhos.

Quais são as quatro fases da lua

Denominadas de nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma delas dura de 7 a 8 dias, se repetindo todos os meses, no período que chamamos de Ciclo da Lua. 

As mudanças de aparência, que aliás é o quinto maior satélite do sistema solar, acontecem porque a vemos em diferentes posições em relação ao Sol. Mais especificamente, o que vemos é o reflexo da luz do sol na superfície lunar, já que a lua não tem luz própria.

A parte iluminada da lua vai se modificando lentamente e, durante o período de cada fase, enxergamos uma porção maior ou menor. 

Lua nova

Essa é a lua que está no céu naquelas noites em que não conseguimos enxergá-la. O que acontece é que a parte que está recebendo a luz solar é a face que não está voltada para a Terra. 

Lua nova
Fonte: Canva

Ela é a representação de um período propício e fértil para começar algo novo. Então, se você tem algum plano de mudança em mente, aproveite a lua nova para começar a colocar em prática.

Lua crescente

Lua em fase crescente
Fonte: Canva

Também chamada de quarto crescente, nesta fase a lua está posicionada a 90º do sol, o que nos dá a impressão de estar olhando uma fração de um círculo iluminado que, com o passar dos dias, vai ficando cada vez mais aparente.

Lua cheia

Linda, majestosa e totalmente visível! A lua cheia é assim, deixando o céu iluminado e o clima propício para o encontro dos apaixonados.

Lua cheia
Fonte: Canva

Nesta fase, a lua está do lado oposto do sol, por isso conseguimos vê-la tão iluminada e nítida.

Lua minguante

Fase minguante
Fonte: Canva

Este é o último estágio das quatro fases da lua, em que o satélite vai “desaparecendo”, novamente em formato de semicírculo, com o sol posicionado de forma a nos deixar ver apenas 1/4 da sua área total.

Qual é a melhor fase da lua para cortar o cabelo?

Na verdade, não existe uma resposta padrão para esse tipo de pergunta, já que depende muito do que você espera como resultado para o seu cabelo após o corte. Mas o importante é: não é mito! As fases realmente têm o poder de interferir no seu cabelo.

Raízes mais fortes e mudanças no visual: lua nova

Como o próprio nome diz, a lua nova é a lua do novo! Por isso, quem quer fazer uma mudança no visual pode aproveitar essa fase para ir ao salão. A lua nova também beneficia quem tem cabelos finos e ralos, ou passou por um período de intensa queda, já que a fase traz renovação e força aos cabelos, desde a raiz até as pontas.

Crescimento, brilho e fim das pontas duplas: lua crescente

O período da lua crescente interfere no crescimento dos fios, ajudando a dar mais força para que os cabelos possam crescer mais rápido e com saúde. E se você não quer mudar radicalmente, a lua crescente também é o momento certo para se livrar das pontas duplas, com as técnicas de corte bordado, por exemplo, que não interferem tanto no comprimento.

Volume, força e resistência: lua cheia

Esse é o momento ideal para quem gosta do cabelo com bastante volume ou sente que o crescimento acontece mais lentamente. Nesse período, também vale apostar em tratamentos, começando, por exemplo, o cronograma capilar.

Para quem gosta do cabelo curtinho: lua minguante

Cabelos cortados durante a fase minguante tendem a crescer em um ritmo mais lento, o que é ótimo para quem gosta dos cortes mais curtinhos, que ficam intactos por mais tempo. Além disso, retocar a raiz de cabelos tingidos também é uma boa pedida durante a lua minguante, já que a parte tingida vai durar por mais tempo, devido ao crescimento desacelerado.

Só não é recomendado o corte durante esse período para quem tem cabelos finos, já que ele tende a deixar os fios mais finos ainda.

Gostou das dicas? Agora é só conferir o calendário lunar e programar a sua próxima visita ao salão.

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.