Poucas peças, consumo consciente e facilidade na hora de escolher o que vestir: saiba o que está por trás da moda minimalista.
O estilo minimalista já faz parte da realidade de quem optou por desacelerar, tanto no estilo de vida quanto no consumismo.
Por isso, não podemos dizer que a moda minimalista se enquadra, exclusivamente, no quesito design, já que ela funciona mais como um lifestyle que defende, entre outras coisas, o consumo consciente.
Um dos pilares desse estilo é o slow fashion, um movimento que vem ganhando força no mundo todo, por valorizar todas as etapas do processo de produção (que é bem diferente da produção em massa das grandes marcas), e oferecer ao consumidor produtos elaborados por meio de processos sustentáveis, ecologicamente corretos e, principalmente, mais duráveis.
Como reconhecer o minimalismo na moda
O estilo minimalista é caracterizado pelo uso de cores básicas, estampas sutis, poucas peças na composição e poucos acessórios.
Em outras palavras, menos é mais.
No entanto, quem adere ao estilo não é avesso às tendências da moda, mas procura sempre avaliar se realmente precisa de algo antes de comprar.
Com relação às cores, há preferência pelo preto, branco, cinza, marrom, bege, tons pastéis, azul-marinho e as cores primárias, vermelho, azul e amarelo, que são as mais básicas e oferecem muitas possibilidades de combinações.
As estampas também são bastante definidas nesse estilo, com preferência para poá, xadrez e listras, looks monocromáticos e cores neutras.
Peças básicas da moda minimalista
Como estamos falando de uma tendência que valoriza a prática de consumir menos e descartar menos ainda, é preciso ter em mente alguns pontos básicos na hora de compor o guarda-roupas: peças versáteis, de boa qualidade para que durem bastante e, claro, atemporais.
A regra básica se fazer algumas perguntinhas:
Está na moda, mas não preciso tanto ou não faz muito o meu estilo?
Então eu não compro!
É para usar só uma vez e depois ficar guardada no armário?
Também não preciso comprar.
Além disso, preze sempre pelo bem-estar, dando preferência a roupas e calçados confortáveis, já que as peças estarão com você por bastante tempo.
Preparamos uma lista de peças básicas para um guarda roupas minimalista:
- Acessórios versáteis e discretos
- Calça jeans
- Camisa com estampa de poá
- Camiseta branca e/ou de cores básicas
- Tênis branco e/ou preto
- Vestido listrado, branco e/ou preto.
- Vestido de cor única
Looks minimalistas
Inspire-se nesse estilo de vida e faça parte da moda simplista:
Conta pra gente, o slow fashion faz parte do seu dia a dia?
Categorias