SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Conheça 6 tipos de sapatos femininos para várias ocasiões

Dicas de moda 2018: aprenda a montar looks cheios de atitude

O sapato é um item muito importante na composição do visual. Você pode até mesmo escolher o look do dia definindo primeiramente o calçado que quer usar: sexy, com salto fino, delicado, sapatilha, despojado ou rasteirinha.

No entanto, é bom saber quais tipos de sapatos têm a capacidade de compor diferentes visuais para, na hora das compras, fazer escolhas inteligentes e aproveitá-los em todas as ocasiões.

Quer saber como usar 6 diferentes tipos de sapatos nos momentos ideais? Continue lendo e confira o post que preparamos para você!

1. Oxford

O calçado, que tem sua origem na Inglaterra, saiu do armário masculino dos estudantes de Oxford e se tornou um clássico entre as mulheres. Em 2017 ele se reinventou e apareceu de várias formas: em camurça, verniz, com salto tratorado, flatform e muito mais.

O oxford, por sua versatilidade, é ideal para usar no dia a dia, em um passeio no parque ou também no ambiente profissional ― é só usar as peças corretas. Além disso, ele combina tanto com looks mais fresquinhos quanto com os de inverno.

Para ocasiões informais, use-o com macaquinhos, shorts, vestidos e saias. Para combiná-lo com camisas, aposte nas estampadas ou com inspiração navy. Esfriou? Coloque uma meia-calça ou 7/8.

Por ser um sapato de origem masculina, ele equilibra visuais extremamente femininos, mas se você preferir algo mais despojado, coordene com calças destroyed.

Já no ambiente de trabalho, o ideal é combiná-lo com calças skinny ou retas. Dobre a barra e deixe um pouco (só um pouco) da perna aparecendo. As saias também ficam ótimas com esse tipo de sapato, mas como estamos falando de looks profissionais, escolha as retas.

O look total jeans também combina muito, pois o calçado mantém tudo neutro. Deixe os de cor metalizada para os fins de semana, finalizando o look com acessórios delicados.

2. Scarpin

Os scarpins são os tipos de sapatos que deixam o visual muito mais charmoso e elegante. Como eles também são versáteis, você pode ter um par e usá-lo em diversos ambientes. Se você é mais clássica, o ideal é que tenha dois: um nude, que deixa as pernas mais alongadas e é perfeito para o ambiente de trabalho, e um vermelho, que é sexy e clássico ao mesmo tempo.

Para um ar mais fashionista, use um estampado, a exemplo dos florais, que invadiram as lojas neste ano. Combine-o com roupas mais sóbrias para que o sapato seja o ponto focal do visual.

Os coloridos são chamativos e atualizam looks neutros e também combinam com ambientes mais formais. Porém, se o seu par for neon, deixe-o para outras ocasiões: encontros, saídas e momentos informais. Já os metálicos ou com glitter são ideais para festas noturnas e casamentos no inverno.

Temos também o polêmico scarpin branco. Há quem o odeie, mas a tendência ainda não parece ter cansado. Caso queira um par para chamar de seu, equilibre-o com peças de cores escuras ― as estampadas podem ter um fundo preto ou verde musgo.

Os scarpins ficam ótimos com todos os tipos de calça, das jeans às sociais. Caso queira usar com um modelo flare, deixe que a boca da calça cubra todo o peito do seu pé, mostrando bem pouco do salto.

3. Sapatilha

Você sabia que também pode usar sapatilhas em festas formais, incluindo casamentos? No entanto, para esses momentos é preciso investir: prefira calçados refinados, com brilhos, pedrarias ou em tons metálicos .

Para usar em escritórios, escolha sapatilhas em materiais mais resistentes ― couro e verniz ―, cores neutras, detalhes metálicos e bico fino. Elas vão deixar seu visual muito mais elegante.

Esse tipo de calçado combina mais com saias de comprimento curto ou médio ― mídi, no máximo. As calças precisam ser retas ou skinny. Para um visual com inspiração vintage, dobre a barra da calça. Evite flares, que pedem sapatos com salto.

Outra dica interessante é usar sua sapatilha com meias, da mesma forma que o oxford, se quiser um visual mais delicado.

Atenção: sapatilhas sem salto não são indicadas para quem precisa andar muito. Procure por modelos com salto baixo, de 3 a 5 centímetros.

4. Rasteira

Assim como as sapatilhas, as rasteirinhas também podem ser usadas em festas ― afinal, nem todo mundo gosta de salto. Siga as dicas anteriores: modelos metálicos, como ouro e prata envelhecidos, com pedrarias e materiais de qualidade, como couro. Combine com vestidos longuetes ou que tenham fendas. Isso diminui o risco de você pisar na barra.

É bom evitar esse tipo de calçado no ambiente de trabalho e reservá-lo apenas para o casual day ― a não ser que, claro, ele permita looks mais despojados.

Já para passeios ao ar livre ela é perfeita, principalmente nos dias de calor. Vestidos florais, macacões e macaquinhos de linho ou viscose, saias de todos os tamanhos e até mesmo jeans.

Opte sempre por modelos mais refinados, que deixam o visual elegante.

5. Flatform

A flatform nada mais é do que a atualização da nossa velha conhecida plataforma. Agora ela vem leve, com cores neutras (principalmente preto e branco) e metálicas (ouro e prata velhos). O solado tratorado ou com corda também são novidades, e você encontra a tendência flatform em sandálias, tênis ou oxfords.

Como é uma sandália informal, não é a melhor opção para ambientes de trabalho. Mas no dia a dia ela é perfeita para quem prioriza conforto, mas não dispensa o salto.

As flatforms abertas são mais fáceis de combinar: ficam bem com saias e vestidos de todos os tamanhos. As fechadas, como tênis e oxfords, ficam melhores com calças, principalmente com as barras dobradas.

6. Tênis casual

Em alta, o tênis casual está nos pés de todas as fashionistas por unir o conforto ao estilo. Ele aparece com as mais modernas estampas e tecidos, como veludo.

Esse tipo de calçado não é o mais adequado para ambientes profissionais ― a não ser que o local em que você trabalhe permita um dress code mais descontraído. Escolha um modelo de tênis de material mais refinado e combine-o com peças de alfaiataria, tecidos nobres e cores neutras.

Em passeios informais, use-o com saias plissadas e rodadas, vestidos soltinhos, shorts, cardigãs ou estampas. Se você ainda não tem um par, comece pelo de modelo branco, de lona. É um clássico e nunca sai de moda.

O tênis casual não é indicado para a prática de atividades físicas. Ele foi feito para que você tenha conforto durante o dia inteiro, mas não atende às necessidades que um exercício pede.

Depois de acompanhar todas as nossas dicas, não se esqueça de experimentar seus sapatos novos no fim de tarde ou à noite, quando os pés estão mais inchados. Assim, você não adquire um calçado apertado. Lembre-se também de seguir as instruções de limpeza presentes na caixa, que ajudam a manter a durabilidade do calçado.

Gostou de saber como usar vários tipos de sapatos em diversas ocasiões? E para dominar de vez o assunto, descubra como compor os melhores looks com os modelos de tênis casual da Nike!

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.