SAC LOJAS: (12) 3925-2627 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Guia do tênis casual masculino

Quando se trata do guarda-roupas masculino, todos concordam: ele não estaria completo sem um tênis casual.

A peça, que não é nem esportiva demais, nem formal demais, se popularizou há alguns anos atrás, quando ganhou espaço pela praticidade que representa na escolha do look, em especial os de trabalho.

Foto: Pexels

Porém, com o passar do tempo a moda, como todos sabem, se renova, e o calçado acabou saindo um pouco do radar fashion. Depois disso, caiu no gosto popular, o que lhe causou (injustamente) alguns arranhões na reputação.

Como então, atualizar este conceito? Como usar o tênis casual ou, se preferir, o bom e velho sapatênis, sem parecer datado ou fora de moda?

O blog te conta agora como usar o tênis casual masculino de maneira atual, moderna e acima dos modismos.

Destaque o seu visual com o Sapato Casual Constantino Mouse, confeccionado em camurça ele proporciona maior resistência no acabamento!

Cores

Este é um dos tópicos mais importantes quando se fala em sapato masculino. Pode parecer apenas um detalhe, mas a escolha da cor faz toda a diferença na percepção do look, podendo somar ou destruir completamente o estilo dos rapazes.

Mas afinal, qual a melhor cor para o tênis casual masculino?

Veja agora algumas sugestões para fazer bonito na composição.

Parece óbvio, mas é sempre importante lembrar, que os tons neutros são os mais indicados quando se trata da escolha de um tênis casual masculino.

Isso porque, embora a peça tenha a função de agregar modernidade e espontaneidade ao look, não devemos perder de vista sua principal função, que é manter a versatilidade e transitar livremente por diversas ocasiões de uso.

Um tênis casual deve complementar o visual sem ser extremamente chamativo. Deixe esta função para os esportivos, ok?

Embora as tonalidades neutras sejam mais eficazes na hora de combinar, isso não quer dizer que vc só deve apostar no combo preto, branco e marrom.

Gamas de marinho e vinho escuro podem ser bem interessantes também! E inclusive, trazer personalidade ao look.

Enriqueça o seu estilo com o Tênis Casual Nike Court Royale, ele oferece elegância, sofisticação e personalidade que compõe o seu design!
Confeccionado em camurça, o Sapatênis Ferracini Mobi Rusti Vermelho te traz um estilo único e moderno.

Como combinar roupas e tênis casual

Depois das cores, outro importante ponto de atenção, é a composição do look.

Veja agora algumas maneiras simples de combinar roupas com tênis casual e superar as expectativas:

Look descontraído

Certamente nem precisamos nos deter muito por aqui. Esta é a combinação mais fácil de acertar. Jeans com camiseta, camisa casual, ou até um moletom jogger, funcionam super bem com este estilo de tênis!

Para um resultado mais rico, aposte em sobreposições, como um moletom por cima, ou uma jaqueta estilosa.

Foco no trabalho

Para ocasiões que pedem um pouquinho mais de seriedade, a dica é ter no look ao menos uma peça de alfaiataria, como uma calça social ou um blazer, por exemplo. Não precisa ser de materiais sofisticados ou muito clássicos, uma boa base de sarja de algodão pode trazer resultados incríveis sem parecer “formal demais”.

O segredo aqui é equilíbrio, saber mesclar peças de mais “peso” estético com outras mais simples, como jeans ou camisetas básicas.

Veja alguns exemplos e inspire-se!

Esporte Fino

Para aqueles eventos que ficam no meio do caminho entre a informalidade e o clássico, é preciso estar mais alinhado mas sem parecer que se “esforçou demais”.

Nestes casos, aposte também em mesclar peças mais descontraídas com outras alfaiatadas. Porém aqui, a balança pode pender um pouquinho mais pra elegância. É muito importante, nestes casos, a escolha dos materiais das roupas. Esqueça looks totalmente feitos de malha ou moletom. Considere materiais mais nobres, como linho para o verão e lã para o inverno, por exemplo.

O tênis funciona melhor se tiver design e cores neutros, sem “saltar aos olhos” na produção.

O Novo Clássico

Por fim, fica a pergunta: é possível combinar o tênis casual com terno, ou peças mais elegantes? A resposta é sim! Mas existem alguns pontos a que devemos nos atentar:

Primeiro, caso se trate de um evento para o qual foi convidado, entenda qual o contexto da situação. Procure responder a estas perguntas: trata-se de um casamento? Uma celebração de trabalho? Em que horário acontecerá? O convite menciona algo sobre o traje? Caso sim, é bom seguir as orientações dos organizadores. Porém, hoje em dia, é cada vez mais comum que os eventos deixem os convidados mais a vontade para decidirem como se apresentarem.

Se for assim, pode ser interessante quebrar a formalidade do terno, ou costume, com o tênis.

Neste caso, fique atento para a escolha das meias: evite as de poliéster, mais finas, usadas com sapatos sociais, ou as longas esportivas, que podem ser muito pesadas. Aposte nas meias de cano curto, quase imperceptíveis, deixando as canelas a mostra.

É recomendável também, atenção ao comprimento e corte das calças. Deixe as mais longas e retas para os sapatos formais. Para o tênis prefira as um pouco mais ajustadas e de comprimento mais curto, sem cobrir os pés.

Veja alguns exemplos de como usar terno com tênis casual, inclusive brincando com as cores dos mesmos:

Design

Outro ponto de atenção, é ao design do tênis. Como o calçado se tornou muito popular nos últimos anos, encontra-se facilmente uma quantidade imensa de variações e modelos no mercado. Porém, é bom lembrar que um design clean e cuidadoso, resiste mais facilmente as mudanças da moda, além de ser mais fácil de coordenar com looks de diferentes ocasiões de uso.

Procure por modelos simples, mas de qualidade. Evite detalhes rebuscados e ou coloridos demais, e garanta uma finalização harmoniosa na composição com as roupas.

Conforto

Que a palavra “tênis” e “conforto” devem andar juntas, todo mundo já sabe, não é mesmo? Porém na prática, infelizmente, nem sempre é assim que acontece.

Para garantir usabilidade confortável e uma boa experiência de uso, quando adquirir seu tênis casual, é recomendável estar atento a alguns detalhes importantes.

O primeiro deles é o material: prefira couro legítimo, ou outros materiais de origem natural, como o canvas, por exemplo. Isso fará com que os pés “respirem”, evitando excesso de calor e mal cheiro.

Outro ponto de atenção é a forma. Procure provar os dois pés e caminhar um pouco pelo ambiente. Perceba se o calcanhar está encaixado, mas sem apertar, e se o solado não é excessivamente rígido. Fique atento: se surgir algum desconforto, mesmo que pequeno, evite leva-lo pra casa. Isso porque, com o uso intenso do dia a dia, esta sensação irá aumentar muito e pode acabar por machucá-lo.

Se a compra for online, leia com atenção as medidas descritivas, e evite comprar de sites que não as disponibilizem. Ainda assim, prove a peça logo que receber e, caso algo esteja desconfortável, proceda com a troca o quanto antes para não perder o prazo.

Onde Encontrar

Para destacar o seu estilo o Sapato Casual Ferracini Play possui um design moderno e com um toque de elegância!

A Oscar Calçados trabalha com as melhores marcas de tênis casuais do mercado. Desde as consagradas internacionais como Nike, Adidas e All Star, até ótimas opções nacionais, como Constantino, Vibe e Ferracini.

Acesse o site e conheça a linha completa de tênis casual masculino.