O grunge é um movimento da moda que teve origem na história do cenário musical dos anos 80. Entenda como tudo isso gerou uma marca para o mundo
Quando falamos do estilo de se vestir de personalidades famosas no cenário do rock dos anos 80 como Pearl Jam e Nirvana, conseguimos passar uma imagem do que é o grunge style.
O termo grunge significa sujeira, usado para caracterizar o som das bandas que surgiram nos anos 80 em Seatle (EUA), que misturava acordes de heavy metal, indie rock e punk hardcore com músicas que traziam abusos, dor e traumas em suas letras.
Os jovens se expressavam através da música e das roupas, como se o a forma de se vestir fosse um grande letreiro mostrando ao mundo sua versão mais questionadora e inquieta.
Hoje, depois de mais de 30 anos, esse estilo continua presente e tão significativo quanto na época em que surgiu. É só reparar na quantidade de looks com camisa xadrez, jeans destroyed e tênis que existem ao seu redor.
Se antes a intenção do look grunge era tornar o visual parecido com os ídolos da música e endossar as mensagens que passavam em suas composições, hoje ele vem ganhando ainda mais força e liberdade.
Largado, rebelde e despojado: o grunge style é a personificação de uma marca registrada
Seja para ir a um show ou dar uma volta no parque, a mensagem é a de autonomia e liberdade, de quem vive do seu jeito e não está disposto a se enquadrar em um formato pré-estabelecido ou ditado pelo mundo.
Como são as roupas do grunge style
Uma boa forma de se inspirar para construir o look é assistir os vídeos de shows das bandas clássicas desse movimento. A parte mais fácil dessa construção é que, por ser um estilo retrô, é possível encontrar boas peças em brechós ou até no guarda-roupas dos pais e avós.
A camisa xadrez de flanela vermelha é a peça mais icônica desse estilo, preferencialmente um ou dois números maior que o usual, para dar um visual mais largado e unissex ao look. Pode até dar um toque especial, amarrando a ponta da camisa na cintura.
Camisetas de banda e jeans também são peças bem características e, quanto mais velha for a aparência do jeans, mais o seu look faz jus ao grunge style. Aposte nos modelos de jeans baggy e wide leg, eles irão trazer modernidade e conforto ao mesmo tempo!
Os vestidos florais largos ou soltinhos, combinados com tênis surrados também configuram entre os destaques da moda grunge, desde que tenham como sobreposição um blusão mais folgado ou até mesmo a camisa xadrez em tamanho maior ou com amarração.
Nos pés
Existem duas marcas registradas para compor combinações seguindo esse estilo: All Star e Coturnos. Eles são modelos clássicos, confortáveis e atemporais. A escolha de calçado para completar a combinação de um look grunge não poderia ser diferente!
Para tornar o look ainda mais característico, escolha acessório como a bandana no cabelo ou no pescoço, correntes, detalhes em couro, gorro, e arrase!
E aí? Bora colocar a criatividade para trabalhar e montar um look grunge marcante que retrate toda sua liberdade?
Categorias