Seja para quem gosta de garimpar nos brechós, ou para quem curte contar uma história através do look, o estilo vintage feminino é o melhor amigo na hora de se vestir.
Quem gosta de moda, ou curte se arriscar montando composições na hora de se vestir, pode ter tendência a olhar para uma peça e enxergar nela uma possibilidade de combinação um pouco diferente do usual.
E se essa peça for um clássico encontrado no guarda-roupas da vovó, por exemplo, os sentidos criativos ficam ainda mais aguçados.
Se você se identificou com essa descrição, já sabe que estamos falando sobre a essência do estilo vintage, que se resume em trazer para os dias atuais aquilo que era tendência para as gerações passadas.
E repertório é o que não falta! Dos anos 20 até os anos 90, muitas roupas, calçados e acessórios atravessaram gerações e podem parecer mais atuais do que nunca.
Basta um pouco de criatividade e algum conhecimento sobre o estilo, para compor um visual digno de passarela. Então se você tem interesse pelo assunto e já começou a pensar em como criar algumas combinações, você está no lugar certo!
Mas, afinal, retrô e vintage é a mesma coisa?
Embora muitas pessoas usem os termos retrô e vintage como sinônimos, esses estilos são diferentes.
Quando falamos que alguma coisa é vintage, estamos nos referindo a algo que faz parte do passado.
No sentido literal, trata-se de uma roupa, sapato, acessório ou até mesmo uma estampa que esteve em alta em alguma década um pouco distante, mas que pode fazer sentido quando usada nos dias atuais.
Já o retrô, que é uma palavra de origem francesa, é uma referência a algo que imita o passado, ou seja, que é criado agora, mas tomando como referência o estilo que se usava décadas atrás.
Mas como a moda é cíclica e amiga da criatividade, independente de ser encontrada em um brechó ou de ser lançamento das mais conceituadas vitrines, o que vale é a aplicação do conceito na hora de escolher o que vestir.
Como aderir ao conceito vintage?
Para não exagerar nas composições, separamos algumas dicas para que você escolha as peças sem parecer que mergulhou no figurino de uma novela de época.
- Comece com pequenos detalhes: escolha acessórios, como brincos e bolsas, que ajudem a compor um mix interessante com peças mais modernas do seu look.
- Cuidado com os exageros: aqui vale a regra do “menos é mais”. Então, é melhor escolher poucos detalhes que se destacam no conjunto, do que correr o risco de abusar na quantidade.
- Brechós são ótimas fontes de inspiração: pesquise bastante e busque referências de peças que podem ser combinadas antes de iniciar os garimpos. Além de ser algo divertido, você pode encontrar muitas opções legais fazendo um investimento menor.
Peças atuais que são inspiradas nos modelos vintage
Você sabia que já pode até ter algumas peças vintage no seu armário e ainda nem se deu conta disso?
Confira essa lista de peças super modernas, mas que trazem muita história:
Óculos gatinho
Volta e meia os óculos gatinhos voltam às tendências, mostrando que o tempo passa mas ele nunca sai de moda.
Mom jeans
Esse clássico vem dos anos 90, que aos poucos já tem sido considerado um período bem inspirador para a moda vintage.
Calça de alfaiataria
Essa já é considerada quase atemporal, transitando bem entre o moderno e o vintage, com recorte e tecido que se encaixam super bem em qualquer época.
Mangas bufantes
Elas são figurinhas carimbadas na moda, desde que foram criadas, durante o reinado da Rainha Vitória no século XVI.
Saia midi
Esse comprimento, encontrado em saias e vestidos super elegantes e versáteis, também é um clássico da moda vintage.
Gola e cintura alta
As golas alongadas são ícones das décadas de 50 e 60, enquanto a cintura alta é uma forma super clássica de marcar o quadril.
Estampa de poá
Ela deveria estar no topo da nossa lista, não é verdade? É a verdadeira expressão do charme da moda retrô.
Colete e cardigan de tricô
Além de quentinho, o colete é super prático! É possível usá-lo em uma composição tanto para dias mais frios quanto para os dias mais quentes adicionando um toque super estiloso ao look.
E se a escolha é uma calça mom jeans com uma blusa de gola rolê, por exemplo, aposte em uma sobreposição utilizando algum modelo de cardigan. Ele pode ser o melhor substituto para o tradicional blazer.
Pronto! Agora que você está pronta para mostrar que sabe tudo sobre look vintage, mãos à obra!
Categorias