Buscar referências no passado para compor looks no presente é algo super comum no mundo da moda e, é por isso, que uma tendência resgatada lá nos anos 70 vem ganhando espaço nas ruas e no coração da geração Z. Se você ainda não conhece o preppy, chegou a hora de descobrir o que é como incluir o estilo no seu dia a dia.
A moda colegial está de volta
O termo preppy vem da abreviação da palavra preparatório em inglês, pois foi justamente nesse universo, onde alunos devidamente uniformizados estudavam para ingressar nas principais universidades americanas, que o estilo ganhou força nos anos 70 e também ficou conhecido como moda colegial.
Esse seleto grupo de alto poder social e econômico tinha um jeito exclusivo de se vestir, de se comportar e até mesmo de falar. Eram os legítimos representantes da elite norte-americana e não demorou muito para o movimento ser questionado pela sociedade, por ser claramente burguês e em sua maioria constituído por brancos.
Polêmicas à parte, a versão contemporânea dessa proposta não leva em consideração o status e sim as principais peças usadas para compor o visual. Nessa releitura, temos um verdadeiro mix entre o retrô, o colegial e uma pitada de conservadorismo.
Peças indispensáveis na composição do look
Saia Plissada
Item super coringa, permite combinações que podem ser usadas tanto durante o dia, quanto à noite. Aposte em cores neutras e estampas, como o xadrez.
Calça e shorts de alfaiataria
Alternativa alinhada e elegante para quem não é muito fã das saias plissadas e busca um visual mais sóbrio e confortável.
Camisa Branca
Geralmente abotoada até o pescoço, pode ser usada na forma convencional ou por baixo de coletes e suéteres, deixando somente a gola à mostra, uma característica marcante do estilo preppy.
Cardigã e Colete de Lã
Mergulhar nas peças com estilo mais antigo pode ser uma ótima ideia para sua produção. Peças vintages, como o cardigã e o colete de lã fazem sucesso, além disso são super versáteis e perfeitas para quem gosta de apostar em visual com sobreposições.
Xadrez
É a estampa mais emblemática desse estilo e todas as variações estão liberadas para serem usadas todos os tipos de peças: saias, shorts, calças ou até mesmo casacos e blazers.
Brasões e marcas
Outra característica inspirada nos uniformes antigos também ganha destaque em produções atuais.
Calçados e acessórios
Meias aparentes e calçados inspirados em versões masculinas quebram a formalidade de algumas produções, além de trazerem um toque de personalidade e estilo ao visual. O resultado é uma produção equilibrada e harmônica, confira os modelos de calçados e acessórios mais usados na moda preppy:
- Mocassins
- Coturnos
- Oxford
- Sapato de boneca
- Bolsa Baguete
- Colar de pérolas
- Boina
- Brincos de argola
Personagens famosos que vão inspirar você
Sabemos que marcas como Ralph Lauren e Tommy Hilfiger ajudaram a disseminar o preppy por várias gerações, mas foram alguns filmes e séries que eternizaram esse estilo com personagens inesquecíveis, confira nosso Top 3 pra você relembrar e se inspirar:
1. Cher, em As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
Cher, é rica e superficial, a garota mais popular da escola. Entediada com sua rotina, decide fazer boas ações, bancando o cupido para dois professores do colégio. Empolgada com seus resultados, Cher, resolve transformar a vida de uma nova aluna, que ela considera “cafona”. Logo, a recém-chegada parece tomar seu lugar e será preciso lidar com essa situação.
2. Blair Waldorf, em Gossip Girl (2007- 2021)
A série original é de 2007, mas em 2021 a história inspirada nos livros de Cecily von Ziegesar ganhou uma nova versão e milhares de novos fãs. A trama conta a vida de um grupo de jovens milionários através dos olhos de uma “blogger” que sabe tudo que acontece dentro e fora do colégio.
3. Lu, em Elite (2018)
Elite acompanha o dia a dia em Las Encinas, a melhor e mais exclusiva escola da Espanha, frequentada somente por filhos de famílias ricas e influentes. Tudo começa a mudar quando três alunos do ensino público são transferidos para lá, como consequência de um terremoto que destruiu seu antigo colégio. O conflito entre classes acaba levando a um assassinato.
Como vimos, não é preciso investir em itens novos para ter um visual preppy, muitas peças já estão no seu closet ou até mesmo no guarda-roupa da vovó! Isso mesmo, tudo o que é vintage tem seu espaço, basta saber adaptar para deixar o visual moderno e estiloso. Com todas essas dicas, você está preparada para criar sua própria produção agora?
Categorias