Das icônicas toalhas de piquenique para as passarelas do mundo fashion, a estampa vichy é um daqueles clássicos que não ficaram no passado e a cada nova temporada trazem versões repaginadas e modernas para o street style. Saiba quando e como usar essa romântica padronagem xadrez que promete deixar o visual leve, colorido e super divertido.
Uma história que começa no século XVII
Eternizado como item fashionista através dos looks memoráveis da atriz francesa Brigitte Bardot, a estampa vichy alcançou seu auge nos anos 50, mas sua história começou muito antes disso.
No século XVII a Inglaterra importava um tipo de tecido muito simples, não se tratava de estamparia, mas sim de fibras coloridas entrelaçadas com fibras brancas, gerando o avesso igual. Por ser acessível e ainda contar com a versatilidade da dupla face, era muito utilizado em toalhas para piqueniques e também na confecção de uniformes.
Anos mais tarde, o tradicional “guingão inglês” tornou-se muito popular em uma cidade francesa chamada Vichy, que deu origem ao seu nome, a partir daí o estilo ganhou as ruas e marcou época. Nas telonas, alguns personagens famosos ajudaram a propagar essa moda, quem não se lembra do clássico vestido azul quadradinho da Dorothy em “O Mágico de Oz”?
O retorno dessa tendência pode estar atrelado às mudanças de comportamento das pessoas no mundo pós pandemia, isso porque essa é uma padronagem que remete ao cottagecore — estética que celebra a natureza, o bucolismo, a nostalgia e uma perspectiva mais íntima e domiciliar.
A estampa vichy é perfeita para looks românticos, com uma pegada vintage e atualmente tornou-se grande aliada de coleções modernas, aparecendo em peças como vestidos ombro a ombro, blusas de manga bufante, decotes assimétricos, coletes e até pijamas. Além disso, é uma grande aliada do beachwear, presente em biquínis e acessórios da moda praia.
Qual a diferença para o xadrez tradicional?
Podemos dizer que o vichy é uma variação mais simples do tradicional xadrez, uma padronagem que apresenta espaçamentos definidos e simétricos. Nessa versão, as lacunas podem variar em tamanho e, geralmente, apresentam duas cores, sendo uma delas o branco.
Dicas e looks que você vai amar!
Por seu colorido característico, essa é uma versão mais leve e alegre, muito comum em coleções de verão, que pode aparecer não só em peças centrais como blusinhas, saias, shorts e vestidos, como também em acessórios, bolsas, chapéus, biquínis, saídas de praia e cangas.
Entretanto, quem pensa que é só na estação mais quente do ano que a estampa faz sucesso, saiba que no inverno ela também tem seu charme aproveitado em peças clássicas, como: blazers, cardigãs, coletes e itens de alfaiataria.
Confira algumas dicas para incluir o estilo no seu dia a dia e descubra como criar composições incríveis:
Casual
A padronagem é a escolha perfeita para um look casual que você pode usar em um almoço de domingo ou naquele passeio romântico ao ar livre.
Social
A mistura com peças no estilo social também fica super interessante e, claro, muito elegante. Experimente composições com blazers e saias mais estruturadas, por exemplo.
Mix de tendências, cores e estampas
Aproveite a versatilidade do xadrez vichy para arriscar um pouco mais na sua produção, misture tendências, cores e até estampas para criar um visual moderno e super fashionista. Outra opção é seguir os tons complementares para uma produção mais despojada.
Calçados e acessórios
Se ousar na combinação entre as peças, opte por calçados e acessórios em tons neutros, bolsas de palha e rasteirinhas delicadas com tiras e amarrações são excelentes escolhas. Por outro lado, se sua produção ficou um pouco mais simples ou até monocromática, use calçados e acessórios para adicionar um pouco mais de cor ao look.
Beachwear
A estampa também vai super bem com itens da moda praia, você pode incluir a padronagem em biquínis, maiôs, cangas, chapéus, saídas de praia e acessórios para curtir o melhor da estação com muito estilo e bom gosto.
O vichy consegue ser delicado, romântico e divertido ao mesmo tempo e, é por isso que encanta gerações por onde passa. São tantas variações e combinações que é difícil não se render aos encantos do xadrez quadradinho, quem mais ficou encantada com esses looks super fofos?
Categorias