SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Dia do goleiro: como escolher a chuteira ideal

Hoje (26) é celebrado o Dia do Goleiro no Brasil. Isso mesmo, o profissional responsável por defender o seu time contra a tomada de gols em uma partida de futebol tem um dia para chamar de seu.

E não é para menos, afinal, estamos falando de uma responsabilidade significativa no esporte mais praticado do País. A seguir, falaremos sobre o que a data representa e daremos dicas de chuteiras para goleiro e para quem pretende exercer a profissão.

Foto: Freepik

Por que dia 26 de abril é Dia do Goleiro?

A data 26 de abril foi escolhida como Dia do Goleiro em homenagem ao aniversário de Haílton Corrêa de Arruda, também conhecido como Manga, que é considerado uma grande referência nessa posição.

Como goleiro, Manga fez parte de times como Botafogo, Sport Clube do Recife, Grêmio, Internacional, Operário, Coritiba, Nacional, Barcelona, nos quais atuou com destaque, e chegou a marcar presença na Seleção Brasileira de 1966.

A criação da data foi sugerida por professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro que, a princípio, escolheram o dia 14 de abril no ano de 1975. Um ano depois, alteraram o Dia do Goleiro para 26 de abril, para homenagear Manga.

Foto via Terceiro Tempo/UOL

Mas fato é que seja goleiro ou goleira, profissional ou amador, a posição demanda equipamentos adequados para um melhor desempenho como luvas, caneleiras, meiões e chuteira.

Qual é o melhor tipo de chuteira para goleiro?

A chuteira é um item indispensável entre os jogadores de futebol, independente da posição. Mas com tantas opções disponíveis no mercado, é importante sair em busca do modelo que atende às suas necessidades. O melhor tipo de chuteira para o goleiro, por exemplo, é aquela que garante a precisão e agilidade das pisadas.

Para o goleiro de campo, é importante que elas tenham travas redondas, que proporcionam mobilidade para as rotações e minimizam impactos sobre as articulações, consequentemente, o risco de lesões também diminui. Estabilidade e tração também são características essenciais para o goleiro e, nesse caso, a trava em setas é uma excelente opção.

Foto: Alexandre Vidal

Goleiros de society, por outro lado, necessitam de chuteiras com travas baixas, já que o gramado é sintético. E goleiros de quadra, em vez de travas, demandam chuteiras com aderência.

Como escolher uma boa chuteira de campo?

Ao escolher uma boa chuteira de campo, é preciso levar em consideração as especificidades que o espaço exige. Uma chuteira de campo deve ter poucas travas (6 ou 10), mas em tamanhos grandes, para garantir a estabilidade.

O número de travas necessárias varia de acordo com a posição. A regra é que quanto mais travas a chuteira tiver, mais mobilidade ela proporcionará. Por isso, posições como a de goleiro exigem chuteiras com as menores travas (6), enquanto a de atacante ou meio campo são pedem mais (10).

Nos dias de chuva, chuteiras com travas de metal são as mais indicadas para o uso em campo.

Dicas de como escolher a sua chuteira

Se você ainda está em dúvida sobre como escolher a sua chuteira, confira abaixo quatro dicas para te ajudar a escolher a chuteira certa:

  1. Procure uma chuteira indicada para o local onde você vai jogar (salão, campo, gramado sintético).
  2.  Verifique se a chuteira é do tamanho adequado para seu pé, o que significa que ela não esteja apertada ou folgada.
  3. Dê preferência para modelos que possuam tecnologias de amortecimento e redução de impacto, para evitar lesões.
  4. Invista em uma chuteira com boa tração para garantir que, durante o jogo, os movimentos tenham a estabilidade. necessária.

Lista de chuteiras para goleiros

Veja a seguir uma lista com seis sugestões de chuteiras para goleiros de campo, quadra e society.

1. Chuteira de campo Adidas Predator 20.4 FXG

A chuteira de campo Adidas Predator possui cabedal sintético, malha sem costuras e relevo na ponta para melhorar o contato com a bola.

2. Chuteira de campo Penalty Era VIII

A chuteira de campo Penalty Era VIII é confeccionada com material sintético, acolchoamento reforçado no calcanhar e canaletas que ajudam na movimentação dos pés.

3. Tênis de futsal Nike Legend 8 Club

O tênis de futsal Nike Legend 8 Club, usado em quadras, é feito de couro sintético e sola de borracha aderente.

4. Tênis de futsal Dray Topfly 3D

O tênis de futsal Dray Topfly 3D possui cabedal em PVC laminado, forro em tecido e solado em borracha, com detalhes em pontos específicos para garantir mais segurança.

5. Chuteira society Puma King TT

A chuteira society Puma King TT apresenta um solado flexível com travas baixas e fixas; o material do cabedal é sintético e reforçado.

6. Chuteira de society Umbro Class Preto

A chuteira de society Umbro Class possui cabedal confeccionado com material sintético, forro interno feito em material têxtil com acolchoamento no calcanhar e solado em borracha com micro travas fixas.

Outros itens indispensáveis para quem é goleiro

Além da chuteira, o goleiro também precisa de outros equipamentos de proteção para exercer sua função. Confira alguns exemplos:

1. Luva

A luva é uma grande aliada do goleiro, pois além de proporcionar um melhor desempenho na pegada da bola, ela protege as mãos do jogador do impacto recebido no momento da defesa. 

É um equipamento feito, principalmente, para quem joga nessa posição.

A luva de goleiro Poker Profissional possui a parte externa fabricada em poliéster e, a interna, em algodão.

2. Meião

Diferente da luva, o meião é um item utilizado por jogadores de todas as posições em uma partida de futebol, inclusive o goleiro. Esse acessório serve para segurar a caneleira, nosso próximo item.

O meião Adidas Milano é confeccionado em poliamida e elastano. A peça também conta com pontos respiráveis em mesh.

3. Caneleira

A caneleira é um equipamento de proteção obrigatório entre os jogadores de futebol e sua função principal é proteger contra possíveis fraturas dos ossos.

A caneleira Penalty Shin Guard é fabricada a partir de uma mistura de materiais como PVC e EVA.

Tags