Leve, confortável e ao mesmo tempo estiloso, o cardigan é o famoso casaquinho que não pode faltar no seu guarda-roupa. Uma peça atemporal perfeita pra te acompanhar nas quatro estações do ano, aquece sem pesar no look e, por isso, passou a ser considerado um item fashionista que valoriza e incrementa qualquer visual. Aprenda quais os tipos e combinações perfeitas para usar sem medo de errar!
Tipos e modelos
Antes de mostrar como criar looks incríveis usando cardigan, vamos apresentar e falar um pouco mais sobre quais são os modelos existentes. Isso irá te ajudar a explorar as melhores possibilidades na hora de escolher as peças da sua produção, vamos lá?!
- Tradicional: a versão original do cardigan tem corte reto, é fechado por botões, o comprimento vai até a cintura e o tecido usado na confecção é leve, geralmente lã, algodão ou malha sintética.
- Longo ou Maxi: aqui o comprimento segue abaixo do quadril e pode ir até os tornozelos! É uma opção super estilosa e cheia de charme, perfeita para dias mais frios.
- Sem botões: os botões não são itens obrigatórios que caracterizam um cardigan, a versão com a ausência deles também faz sucesso na hora de compor um visual cheio de atitude.
- Assimétrico: a opção com bicos e pontas desconectadas deixam o look mais urbano e despojado.
- Estampado: foi o tempo em que cardigan era sinônimo de uma única cor, hoje é possível encontrar opções moderninhas e com estampas variadas: animal print, poá, figuras geométricas, flores e muito mais!
- Cropped: Pra quem é fã de cropped, o cardigan já ganhou sua versão dessa peça, mas é possível improvisar e transformar o modelo tradicional que você tem em casa também, seja criativa!
Como montar looks com cardigan
Aberto, fechado, na composição com saias, vestidos ou jeans, as produções usando cardigan são inúmeras, basta escolher o modelo que mais combina com seu estilo e a proposta que deseja apresentar com seu look. Acompanhe agora algumas dicas e inspirações que irão te ajudar nessa missão.
Com cinto
Dá pra usar cardigan com cinto, sim! A proposta é marcar a cintura e sobrepor o acessório à malha, deixando-o em destaque. A dica para não pesar no visual é optar por modelos mais fininhos e delicados.
Amarrado
Se a ideia é obedecer ao pedido clássico de toda mãe para levar um casaco quando for sair de casa e, de quebra, ter um look estiloso e descolado, você pode amarrar o cardigan na cintura ou jogá-lo nos ombros, cobrindo as costas.
Peça única
O cardigan pode ser usado também como peça única, sem nenhuma outra blusinha por baixo. Aqui não tem muito segredo, basta fechar os botões e pronto! As versões estampadas tiram o look do básico e os modelos com comprimento abaixo da cintura ganham um ar mais despojado quando não abotoados até o final.
Saias e vestidos
Com saias e vestidos, o cardigan ajuda a compor um look romântico e muito fofo. Vale apostar na meia calça para espantar o frio e brincar com peças lisas e estampadas na composição e fugir do óbvio.
Calça Jeans
Combinação mais que perfeita para o dia a dia, uma proposta de look básico com a calça jeans , ela e ideal para dias que não podemos perder muito tempo com a produção.
Alfaiataria
Com peças de alfaiataria, o cardigan irá complementar um visual chique e sofisticado para ser usado em ocasiões formais. Se quer deixar o look mais casual e despojado, aposte na combinação com uma t-shirt bem descolada.
O que calçar?
O cardigan é bem democrático quanto à escolha dos calçados, o que manda é a proposta final do look. Para ser usado no trabalho, opte por versões sociais, com salto ou não, como scarpins, sapatilhas e mocassins. Agora se a produção faz o estilo informal, como um passeio no parque no fim de tarde, você pode escolher diversos modelos de tênis e slip on ou ainda apostar em botas e coturnos para dias mais frios.
Ficou mais do que comprovado que o cardigan é um verdadeiro curinga no guarda-roupa feminino, super versátil e estiloso. São tantas variações e inspirações, que dá vontade de experimentar uma de cada, não é mesmo?
Categorias