SAC LOJAS: (12) 3925-2628 | SAC E-COMMERCE: (12) 3932-1455

Como começar a correr: confira 10 dicas úteis para iniciantes

dicas para iniciantes de corrida

Da musculação à prática de esportes, fato é que apostar em alguma atividade física é o caminho ideal para ter uma rotina mais leve e, claro, uma vida mais saudável. Entenda, nesse contexto, que é fundamental se dedicar diariamente a algum exercício, independente de qual seja.

Como opção, hoje abordaremos exclusivamente a corrida, atividade capaz de diminuir o estresse, aumentar a sensação de felicidade e reduzir o risco de doenças cardíacas. E mais, ela também fortalece as articulações e ajuda a perder peso.

Está convencido agora de que apostar nessa atividade é realmente uma boa ideia? Então, confira no post de hoje 10 dicas para quem quer começar a correr, garantido bons resultados!

1. Escolha o calçado adequado

Antes de já colocar os pés na pista, escolha um calçado apropriado para realizar a atividade. Existem inúmeras opções de tênis, mas cada uma é voltada especificamente para um exercício.

Aposte, então, em tênis exclusivos para corrida. Tenha em mente que utilizar calçados inadequados ou velhos pode trazer transtornos a longo prazo. Assim, uma atividade que era para ser prazerosa e benéfica, vira um grande pesadelo.

Para não ter erro, pesquise sobre a marca e as características do item, certificando-se de adquirir um que seja realmente compatível com as suas necessidades.

2. Selecione a roupa

Tão importante quanto escolher o tênis correto é selecionar a roupa que vai usar. Vestimentas apertadas, como jeans, dificultam a corrida.

Dê preferência para roupas frescas e leves, que acompanham os movimentos do corpo. Além do mais, é importante priorizar blusas, calças ou bermudas confortáveis.

3. Opte por uma alimentação equilibrada

Acredite: ter uma alimentação balançada é fundamental tanto para aqueles que estão começando a treinar quanto para os que já são íntimos da atividade. Não se esqueça que uma dieta equilibrada é responsável por proporcionar mais energia e força para levar adiante o seu objetivo: correr!

Isso não significa, em hipótese alguma, que você deve abusar de carboidratos e alimentos pesados. Pois essa atitude, ao invés de ajudar a secar as gordurinhas extras, contribuirá com o aumento do peso.

O indicado, nesse contexto, é consumir alimentos saudáveis, como:

  • frutas;
  • vegetais;
  • grãos integrais;
  • proteínas magras (peixe, frango e ovos).

4. Realize treinos alternados

Às vezes, os iniciantes na corrida têm aquela vontade louca de simplesmente sair correndo. Saiba, logo de cara, que esse comportamento é errado. Pois, em questão de minutos, você perderá o fôlego, não conseguindo manter o pique.

Portanto, tenha em mente que a corrida é um processo gradual, em que o praticante evolui com o tempo. No primeiro momento, o recomendado é inserir piques de corrida durante a caminhada.

Quer uma dica mais precisa? Então, vamos lá: a cada 4 minutos andando, pratique 1 minuto de corrida. Com o decorrer do treino, a sua resistência física vai aumentando, e quando menos esperar, será possível correr longos trechos.

5. Tenha uma boa noite de sono

Após realizar as inúmeras obrigações do dia e fazer uma bela corrida, nada melhor que descansar, tendo uma boa noite de sono. Entretanto, enganam-se aqueles que pensam que essa é uma tarefa fácil. Muitas vezes, a pessoa ainda está em pleno vapor e com mil pensamentos na cabeça, resultando em uma noite maldormida.

Para relaxar completamente, ao chegar em casa, tome um banho caprichado, faça uma alimentação leve e tire uns minutinhos para fazer o que gosta: assistir um seriado ou até mesmo ler algum livro.

Aí, sim, está no momento de ir para cama. Importante destacar que você deve evitar o computador e o celular nos minutos que antecedem o sono, ok?

5. Respeite o seu corpo

Por mais que você esteja extremamente empolgado com a nova atividade e queira se testar ao máximo, é preciso — acima de tudo — respeitar os limites do seu corpo.

Não force a barra percorrendo longos trechos ou apostando em uma alta intensidade de corrida, principalmente no início. Isso pode causar sérios problemas para o seu corpo, como o desgaste de algum membro ou músculo.

Então, para evitar lesões e até mesmo mal-estar, seja paciente e dê o devido tempo para que o seu corpo se adapte à nova atividade. Ao sentir qualquer dor, verifique o que de fato pode ser e busque imediatamente o tratamento. Nesse caso, você deve parar alguns dias para se recompor.

6. Elabore um roteiro

De nada adianta ter o equipamento certo, ter boas noites de sono e fazer uma dieta equilibrada, mas não traçar um roteiro para o seu treino. Afinal, se você quer se sentir bem, realizando um treino com segurança, é fundamental conhecer o percurso.

Portanto, antes de sair de casa, determine o lugar em que será realizada a corrida. Essa simples ação faz com que os primeiros dias sejam muito mais fáceis.

7. Mantenha a postura

A sua postura faz toda a diferença durante a corrida. Mantenha a coluna ereta e flexione levemente os joelhos. Já os cotovelos devem formar um ângulo de 90 graus, enquanto as mãos ficam relaxadas.

Outra questão importante é olhar sempre para o horizonte. Evite focar no chão ou nos pés, combinado?

8. Realize pequenas pausas

Pode ser que você esteja se sentindo incrível e, por isso, acabe achando que pode simplesmente pular as pausas. Isto é, manter o mesmo ritmo em tempo integral, sem alternar com a caminhada. Acredite: isso é um equívoco. Pois, mais cedo ou mais tarde, você precisará obrigatoriamente realizá-las.

Então não espere o seu corpo dar os sinais para que você entenda o quão importante é dar passos mais lentos durante a corrida.

9. Procure uma companhia

O grande barato da corrida é que ela pode ser realizada individualmente e, como já visto, sem muitos acessórios ou equipamentos. Entretanto, ter uma companhia nos primeiros meses pode tornar a atividade ainda mais prazerosa.

Portanto, chame um amigo que tem o mesmo propósito que você e iniciem juntos a atividade. Pode apostar: ambos ficarão muito mais motivados.

10. Tenha uma meta

Como saber aonde chegar se não existe nenhum objetivo estabelecido? Perceba que, para manter a produtividade do exercício, é primordial determinar uma meta que esteja de acordo com o seu preparo físico.

Estabelecer um objetivo, baseando-se na distância a percorrer e tempo gasto, ajuda você a evoluir na atividade. Além do mais, saiba que ser disciplinado, com certeza, fará com que você alcance resultados primorosos

Como nunca é tarde para começar a correr, siga à risca as dicas citadas e garanta assim um início tranquilo e eficiente. Em breve, você se tornará um corredor nato. Pode apostar!

Vai se aventurar nesse universo e agora quer saber qual é o calçado ideal? Então confira o nosso guia prático para escolher o melhor tênis para correr.

Tags

Deixe seu comentário

WhatsApp Icon Quero comprar produtos de moda.