Na hora de comprar um par de tênis novo, muitas pessoas acabam escolhendo sem prestar atenção no modelo do calçado.
Se você procura por um tênis para fazer exercícios físicos e principalmente, fazer corridas e caminhadas, há uma série de fatores que devem ser levados em conta na hora de se decidir por um modelo. Entre eles, está o tipo de pisada.
Existem três categorias: pronada, supinada e normal. Saber qual é a sua facilitará ainda mais as suas séries de exercícios e ajudará a prevenir inúmeros problemas de saúde. Usando o calçado adequado para o seu pé, o seu corpo não terá que fazer esforços extras para tentar corrigir a sua pisada sozinho.
Para saber qual é o seu tipo de pisada e o formato de tênis ideal para você, é só continuar lendo este post!
A importância de saber a forma como você pisa
Muitas pessoas não pensam sobre a forma como pisam e, a não ser que o problema seja bem visível, não pensam que podem caminhar de forma “errada”.
É só quando sentem muita dor nos pés ao correr, ou até mesmo nas articulações e na coluna, que começam a pensar sobre o assunto.
Para que as suas corridas e caminhadas sejam ainda mais prazerosas e para evitar problemas de saúde, é de extrema importância saber qual é a sua pisada.
Os três tipos de pisada
É claro que cada pessoa caminha de maneira diferente, mas os ortopedistas costumam categorizar as pisadas em três tipos: pronada, supinada e normal.
- Pronada: quando o seu pé toca o solo com a parte de fora do calcanhar e se eleva para a parte de dentro do pé, impulsionando o dedão;
- Supinada: quando o pé toca o solo com a parte de fora do calcanhar e o movimento continua para a parte de dentro do pé, impulsionando o dedinho;
- Normal: quando o pé toca o solo com a parte de fora do calcanhar e rapidamente se direciona para dentro do pé, impulsionando a parte central do membro.
Testes para identificar a sua pisada
A melhor maneira para reconhecer a sua pisada é fazendo uma visita ao ortopedista, mas também dá para fazer alguns testes caseiros.
Um deles funciona assim: molhe os pés e os apoie em cima de uma folha de jornal. Preste atenção no desenho dos seus pés. Se a marca deles ficar centralizada e com o dedão mais marcado, a sua pisada é pronada. Mas se o seu dedinho ficar mais evidente, a sua pisada é supinada.
Outra maneira para saber qual é a sua pisada é prestando atenção no solado de um tênis antigo, preferencialmente, de sola preta. Se houver um desgaste uniforme, a sua pisada é normal. Se o solado for mais desgastado na parte interna, é pronada. E se for mais desgastado na parte externa, é supinada.
Apesar dos possíveis testes, é importante ressaltar, mais uma vez, a importância de se consultar com um ortopedista, afinal, nada pode substituir a avaliação de um profissional.
Dicas para escolher o tênis certo
Depois de reconhecer o seu tipo de pisada, é importante que você compre um tênis adequado. É pensando nisso que as empresas que fabricam tênis para exercícios têm investido cada vez mais em tecnologia para suprir as necessidades de seus clientes.
A seguir, veja algumas indicações para a escolha de tênis para cada uma das três categorias:
- Pisada pronada: quem está nesse grupo deve escolher pares que tenham um amortecimento que proporcione um impacto mais leve;
- Pisada supinada: as pessoas dessa categoria devem optar por calçados com um bom amortecedor, uma vez que esse tipo de pisada tende a prejudicar a parte externa do pé, comprometendo toda a estabilidade do corpo;
- Pisada normal: nesse caso, não há necessidade de escolher um tênis que faça muitas correções. Basta que a pessoa compre qualquer modelo que tenha amortecimento leve.
A influência do tipo de pisada em outros calçados
A preocupação em comprar calçados que atendam às necessidades da pisada é mais comum na compra de tênis, já que o impacto é maior quando se pratica alguma atividade física.
Por isso, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre se devem tomar os mesmos cuidados ao escolher os outros calçados.
Como regra geral, você deve comprar pares que fiquem o mais confortável possível em seus pés, mas não há necessidade de se restringir tanto nos modelos, como acontece na hora da escolha dos tênis.
Passo a passo para comprar tênis pela internet
Atualmente, as pessoas têm comprado cada vez mais pela internet, já que esse serviço é muito mais prático.
E agora que você já sabe qual tênis deve escolher para o seu tipo de pisada, aqui vão algumas dicas para você encomendá-los pela internet:
- primeiramente, você deve verificar a confiabilidade da loja, tanto online quanto física. Verifique todas as informações sobre a empresa;
- não se esqueça de conferir todas as especifidades do produto, como o material usado e a numeração, por exemplo;
- como você não poderá tocar o produto antes da compra, é importante que redobre a sua atenção na hora de verificar qual é a política de troca e devolução da empresa;
- lembre-se sempre da importância de verificar a numeração do calçado. Diversas empresas deixam disponível, em seus sites, uma tabela com a numeração e um manual para você saber identificar qual é a sua. Assim, as chances de o calçado servir, sem que você tenha que trocar, aumentam muito.
Dica final: já hoje falamos bastante sobre tênis, saiba como usar cada uma das tendências que têm esse calçado em destaque: tênis branco, metalizado e esportivo.
Agora que você já entendeu o quanto é importante saber qual é o seu tipo de pisada e descobriu modos de identificá-la e já sabe como escolher os seus pares de tênis, além de como comprá-los online com segurança, entre já em contato com a Oscar Calçados.
Na nossa loja, você certamente vai encontrar diversos modelos para o seu tipo de pisada e o melhor: poderá comprá-los com facilidade pela internet!
Categorias
Que palabras… La idea fenomenal, excelente
salmonEi