Conte com a ajuda da natureza para aliviar incômodos de origem física, emocional ou espiritual.
Os primeiros banhos de ervas de que se tem registros datam de 2.000 A.C, mas não é possível saber, com exatidão, o período ou situação em que eles surgiram, já que todas as civilizações mais antigas tinham apenas a natureza para recorrer na busca da cura de seus males.
Comuns em religiões de matriz africana no Brasil, o banho de ervas pode ser realizado para limpar a aura, atrair prosperidade, melhorar a autoestima, pedir paz e serenidade, energizar o corpo e o espírito, enfim, para contribuir com o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.
A influência das ervas sobre as nossas energias
As plantas necessitam dos quatro elementos para crescerem e se desenvolverem: o fogo, representado pelo sol; a água; o ar e a terra. E o nosso corpo também carrega esses elementos.
Por esse motivo, quando nosso corpo está em desequilíbrio, as ervas ajudam a reequilibrar, emprestando-nos um pouco do elemento que nos falta naquele momento.
Além disso, como as plantas são elementos vivos, elas também nos emprestam um pouco da vitalidade que precisamos quando nossas energias estão negativas, o que não acontece apenas quando estamos tristes, mas também quando estamos fragilizados pelo cansaço, pela convivência com algumas pessoas, ou pelo contato com algum ambiente que suga a nossa energia positiva e abre espaço para atrairmos energias negativas, por exemplo.
Como preparar um banho de ervas
Para preparar um banho de ervas é interessante estudar um pouco sobre as propriedades e os efeitos de cada tipo de banho, e também sobre quais ervas combinar para obter o efeito desejado.
Além disso, a periodicidade dos banhos de ervas também varia de acordo com o objetivo e a composição de cada tipo de banho.
Selecionamos dois desses banhos e listamos como e quando devem ser feitos. Confira!
Banho para abrir caminhos e promover energização
Você vai precisar de:
- 500 ml de água.
- 2 ramos de alecrim ou aproximadamente 7 gramas da erva seca ou fresca.
- 1 colher de sopa de mel.
Modo de Preparo:
Passo 1: Coloque a água em uma panela grande, leve ao fogo e desligue logo após levantar fervura. Acrescente o alecrim e o mel, e deixe a mistura descansar por dez minutos com a panela tampada.
Passo 2: Tome um bom banho relaxante, já mentalizando as boas energias que virão até você. No final, derrame a mistura morna da cabeça para baixo, dizendo, em voz alta:
“Que todo o mal a mim direcionado seja lavado, que toda energia negativa à mim enviada seja levada por estas águas, que todo mau olhado seja quebrado, que toda energia estagnada seja renovada. Um escudo de proteção se ergue ao meu redor. A partir deste momento, estou limpa, purificada, renovada e reenergizada. Que os meus caminhos sejam abertos para que as energias de luz, alegria, prosperidade e crescimento entrem em minha vida.”
Essa deve ser a última água do seu banho, sem enxaguar depois.
Passo 3: Ao sair do banho, deixe o corpo secar naturalmente, enquanto visualiza as energias negativas sendo eliminadas e substituídas por energias positivas.
Passo 4: Terminado o banho, faça uma oração de agradecimento e fé, e lembre-se de devolver as ervas para a natureza.
Faça esse banho sempre aos sábados, de preferência durante a lua minguante.
Banho para obter sucesso e prosperidade
- 1 litro de água
- 3 cravos da Índia
- 1 canela em pau
- 1 fatia de laranja
- 1 anis estrelado
- 1 colher (chá) de açúcar mascavo
- 3 folha de manjericão
Modo de Preparo:
Passo 1: Coloque a água em uma panela grande, leve ao fogo e desligue logo após levantar fervura, adicionando a laranja, a canela, o anis e os cravos. Deixe ferver durante cinco minutos e desligue o fogo. Nesse momento, acrescente o açúcar e o manjericão, e deixe descansar por dez minutos com a panela bem tampada.
Passo 2: Tome um bom banho relaxante e, quando terminar, derrame a mistura morna em todo o corpo, do pescoço para baixo, dizendo:
“Grande Mãe Natureza, eu vos honro e reverencio. Consagre com o vosso poder cada ingrediente para a preparação deste banho com sua abundância e generosidade. Que eles abram meus caminhos para que a prosperidade, a vitória e o sucesso possam fazer morada em minha vida dentro do meu merecimento. Que assim seja e assim o é. Gratidão.”
Essa deve ser a última água do seu banho, sem enxaguar depois.
Passo 3: Ao sair do banho, deixe o corpo secar naturalmente, enquanto visualiza as os obstáculos da sua vida desaparecendo, dando lugar à prosperidade, à abundância e ao sucesso.
Passo 4: Terminado o banho, faça uma oração de agradecimento e fé, e lembre-se de devolver as ervas para a natureza.
Faça esse banho sempre aos domingos, de preferência durante a lua crescente.
Principais ervas e suas propriedades
Saiba como escolher a melhor erva de acordo com a sua necessidade.
- Arruda: para purificação das energias e para afastar os pensamentos negativos em períodos em que nos sentimos com raiva ou muito nervosos. A arruda também funciona como proteção contra inveja e mau olhado.
- Sálvia: ajuda a promover tranquilidade e equilíbrio.
- Lavanda e alfazema: para aliviar estresse e ansiedade, trazendo equilíbrio das energias e paz interior.
- Alecrim: para quem busca alegria e disposição, por isso é bom evitar usar a noite, já que seu efeito estimulante pode atrapalhar o sono.
- Espada de São Jorge e Manjericão: para proteção contra quem nos quer o mal e também para trazer prosperidade.
Banho de 7 ervas
Se você já ouviu falar do banho que é tiro e queda para abrir caminhos e atrair o que se deseja, esse é o banho de 7 ervas, que tem elementos essenciais para fazer com que as coisas comecem a dar certo.
Os elementos que compõem esse banho são:
- Arruda: que afasta as energias negativas;
- Alecrim: que traz proteção e aumenta a felicidade interior e a autoestima;
- Guiné: que protege de todos os ataques visíveis e invisíveis;
- Manjericão: que relaxa, acalmando corpo e mente;
- Canela: que traz aquela ajuda para a vida amorosa;
- Açúcar: que literalmente adoça a vida;
- Eucalipto: que atrai felicidade e energias positivas.
Para preparar o banho de 7 ervas, você vai precisar de 3 colheres de sopa de cada um dos ingredientes, mas também pode retirar algum ingrediente ou dobrar a quantidade daquele que influencia um campo de maior interesse para a sua vida.
Coloque 3 litros de água para ferver e adicione 1 colher de cada ingrediente por vez, mexendo cuidadosamente, e deixando ferver por cerca de 15 minutos. Depois de desligar o fogo, deixe descansar durante meia hora e coe.
Use apenas a água e enterre os ingredientes que sobrarem na porta de casa ou em um jardim florido.
Divida a quantidade para dois banhos, sendo um de manhã e outro à noite, ambos no mesmo dia. No último enxague do banho, jogue a mistura do pescoço para baixo, lentamente, enquanto mentaliza coisas positivas. Depois, deixe o corpo secar naturalmente.
Mantenha os pensamentos positivos durante todo o dia, usando roupas claras e evitando discussões. Esse banho deve ser tomado uma vez por semana, durante um mês, preferencialmente na sexta-feira e exceto durante a lua minguante.
E então? Que tal incluir os banhos de ervas na sua vida?
Categorias