Se você é fã de moda e adora cinema pode preparar a pipoca, reservar um espacinho na agenda e no sofá para maratonar essa lista completa com os 15 melhores filmes sobre moda e o universo fashion. Saiba como a indústria evoluiu ao longo dos anos e como grandes ícones e personalidades marcaram época e tiveram papel fundamental nessa trajetória de sucesso.
Luz, câmera, ação!
Todo mundo sabe que aliar conhecimento e diversão na mesma atividade é uma das formas mais prazerosas de aprender e, neste sentido, a indústria do cinema sempre foi uma importante aliada para registrar e disseminar histórias em larga escala e ainda ser referência para as principais tendências e estilos de determinadas épocas.
Seja para mergulhar de cabeça nesse universo ou mesmo por puro entretenimento, você vai amar assistir e relembrar grandes sucessos das telonas que selecionamos nessa listinha de respeito, que reúne 15 títulos diferentes entre clássicos inesquecíveis, biografias de estilistas famosos e também divertidas comédias, confira:
- Cinderela em Paris
- Bonequinha de Luxo
- Prêt-à-Porter
- As Patricinhas de Beverly Hills
- De Repente 30
- O Diabo Veste Prada
- Sex and the City
- Valentino: The Last Emperor
- Coco Antes de Chanel
- The September Issue
- Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
- Saint Laurent
- Dior e Eu
- McQueen
- Casa Gucci
Veja as sinopses:
1. Cinderela em Paris (1957)
Um filme emblemático para a história da moda, uma mistura entre romance, musical e comédia, estrelado por Audrey Hepburn e Fred Astaire. A trama conta a história de Jo, uma simples balconista e filósofa que se torna uma renomada modelo, descoberta por um fotógrafo de moda por quem se apaixona.
2. Bonequinha de Luxo (1961)
Figurinos impecáveis e uma história de amor com final feliz, essa é a combinação dessa obra que encanta gerações. A trama narra o encontro entre uma garota de programa e um escritor em crise. Ela sonha em casar-se com um milionário, enquanto ele é sustentado por uma amante. Ao se apaixonarem, Holly precisa resolver um dilema pessoal: seguir seus planos ou viver esse amor?
3. Prêt-à-Porter (1994)
Uma comédia americana filmada em locações durante a Paris Fashion Week e um time de estrelas, entre elas: Sophia Loren, Julia Roberts, Tim Robbins e Kim Basinger, essa foi a receita de sucesso de Prêt-à-Porter. A sátira de Robert Altman, retrata os bastidores de um desfile em Paris do ponto de vista de fotógrafos, designers, editores de revista e repórteres. Em meio a tudo isso, um crime acontece e precisa ser investigado e desvendado.
4. As Patricinha de Beverly Hills (1995)
Cher, é rica e superficial, a garota mais popular da escola. Entediada com sua rotina, decide fazer boas ações, bancando o cupido para dois professores do colégio. Empolgada com seus resultados, Cher, resolve transformar a vida de uma nova aluna, que ela considera “cafona”. Logo, a recém-chegada parece tomar seu lugar e será preciso lidar com essa situação.
5. De Repente 30 (2004)
Uma típica comédia romântica americana que conta a vida de Jenna Rink, uma garota de 13 anos que se sente infeliz e sonha ter 30 anos, a idade do sucesso. Em um passe de mágica, seu desejo vira realidade e ela acorda com a idade e a vida que sempre quis e ainda trabalhando na sua revista de moda favorita. O filme mostra um pouco sobre os bastidores da redação e como ela descobre e tenta entender as tendências de moda dos anos 2000, além de lidar com questões que envolvem caráter, evolução e crescimento pessoal.
6. O Diabo Veste Prada (2006)
Estrelado por Anne Hathaway, esse grande sucesso mostra a saga de uma ingênua garota recém-formada que é contratada como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), editora de uma grande revista de moda. Além de poderosa e sofisticada, sua nova chefe é extremamente exigente e implacável, dizem que a personagem foi inspirada em Anna Wintour, editora da Vogue norte-americana.
7. Sex and the City (2008)
A colunista Carrie Bradshaw é considerada a personagem mais fashion da história e, por isso, a famosa série de TV que também virou filme não podia ficar de fora dessa lista. Nos cinemas, as inseparáveis amigas seguem buscando o equilíbrio entre trabalho, relacionamentos e maternidade em Nova York. A trama principal gira em torno de Carrie, que é pedida em casamento.
8. “Valentino: The Last Emperor” (2008)
Este documentário acompanhou os últimos 2 anos da carreira do famoso estilista italiano Valentino Garavani antes da sua aposentadoria. Ao mesmo tempo que presta homenagem a este grande ícone da moda é também uma despedida.
9. Coco antes de Chanel (2009)
No início de carreira, Gabrielle Bonheur Chanel trabalhava como costureira durante o dia e apresentadora de cabaré à noite. Foi lá que conheceu um rico herdeiro e tornou-se sua consultora de moda e também amante. Cansada dos tradicionais trajes femininos da época que incluíam, espartilhos justos, chapéus e muitas renda, Coco busca inspiração nas roupas de seu amante para criar a linha elegante e sofsiticada de roupas femininas que levou Chanel ao topo da alta costura parisiense.
10. The September Issue (2009)
A “Edição de setembro” é o lançamento mais importante da Vogue. Em 2007, um recorde estava sendo planejado por sua renomada editora-chefe Anna Wintour e este documentário acompanhou por oito meses os bastidores desde a criação até a publicação de suas 840 páginas que falaram sobre a coleção de outono daquele ano.
11. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)
A jornalista Becky Bloom sonha em trabalhar como colunista de uma empresa de moda, mas o que ela consegue é um emprego numa revista de finanças e, a partir daí vive um divertido dilema: Como escrever sobre bons hábitos financeiros se as suas próprias finanças eram um verdadeiro caos?
12. Saint Laurent (2014)
A vida de Yves Saint Laurent, um dos maiores estilistas da história da moda, é retratada nessa biografia que revela um pouco sobre seu processo criativo, crises amorosas e dificuldades emocionais. A narrativa contempla o auge da sua carreira, entre os anos de 1967 e 1976, mesmo período que o designer deixa a Dior para criar sua própria maison com o marido e empresário Pierre Berger.
13. Dior e eu (2014)
Um documentário que acompanhou os bastidores da primeira coleção de alta costura do estilista Raf Simons para a Dior, até então o mais novo diretor artístico da marca. A história é sobre ele, mas Christian Dior marca presença em citações que traduzem sua essência e fazem seu sucessor parecer digno do posto que ocupa. Com pleno acesso ao dia a dia do ateliê e da equipe, as câmeras puderam capturar todas as pressões e agitações de uma das maiores representações do mundo da moda.
14. McQueen (2018)
A vida e a trajetória de um dos maiores gênios da moda, descubra como Alexander McQueen tornou-se designer chefe da Givenchy aos 27 anos de idade e, a partir daí passou a colecionar inúmeros prêmios. Por meio de arquivos inéditos, imagens de suas passarelas teatrais e o testemunho de familiares e amigos próximos, esse filme/documentário é um retrato emocionante deste homem que quebrou tabus e tanto contribuiu para a evolução da moda.
15. Casa Gucci (2021)
Lady Gaga é a estrela do longa que desvenda o lado obscuro da tradicional marca italiana Gucci. São reveladas histórias da disputa familiar pelo comando da empresa, casos de sonegação de impostos, a venda da marca para um grupo de investidores que nada entendia de moda e o assassinato de Maurizio Gucci. Uma curiosidade: boa parte dos figurinos são originais dos arquivos da Maison.
Não vai faltar opção para ocupar o tempo livre com mais uma pitada de moda na sua vida, então é só escolher por onde começar: qual destes filmes sobre moda você vai assistir primeiro?
Categorias