Você ama saber tudo sobre moda e é fissurado também em maratonar por séries que trazem referência deste universo? Opções não faltam na TV e nas plataformas de streaming. A moda sempre foi tema de filmes e séries, pois é uma parte importante da economia e também uma forma de cada pessoa expressar a sua identidade. Além disso, estas séries trazem como foco a criatividade, as tendências e também os conflitos do segmento. E é por isso que a gente adora!
A seguir, veja algumas indicações de séries sobre moda para ver e rever sempre que você quiser!
1) Emily em Paris
Este foi um dos lançamentos de séries mais falados em 2020. A primeira temporada estreou no segundo semestre deste ano e a segunda temporada já está confirmada para 2021. A história de Emily, uma especialista em Marketing Digital, começa quando ela se muda para Paris. Lá, ela se depara com uma cidade linda e apaixonante, mas também com o preconceito e a resistência das pessoas com quem deve trabalhar.
Com o tempo, ela se torna uma digital influencer e passa a se relacionar com seu vizinho e com novos amigos que faz em sua jornada. Os conflitos culturais sempre estão em foco, assim como a forma como Emily faz para contorná-los. A série é leve e divertida, do mesmo criador da aclamada Sex and the City Darren Star.
Mas é uma série mais para passar o tempo mesmo, sem grandes questões. O que causou polêmica mesmo foi o figurino da série, mas especificamente do guarda-roupa de Emily, algo muito comentado pelos especialistas em moda.
Apesar de Emily estar sempre utilizando peças de grandes marcas, ela o faz de forma questionável, superficial e muitas vezes errática. A influencer se mostra ao espectador mais como uma vítima da moda do que como uma referência – salvo em alguns looks clássicos.
Emily tem uma personalidade meio “Poliana”, sempre sorridente e esperando o melhor, sempre “perfeita”, o que a torna muito irritante às vezes, e esta foi outra grande crítica em relação à série. Os idealizadores dizem que este é um primeiro momento de Emily rumo ao amadurecimento, seja de personalidade e em relação às suas escolhas fashion, o que resta a quem acompanha a série esperar para ver nas próximas temporadas. No entanto, vale a pena assistir pelas referências sobre Paris e o mundo da moda.
2) Sex and the city
Sex and the City foi uma das mais aclamadas séries dos anos 1990 e 2000 e continua sendo adorada por amantes da moda em todo o mundo. Na verdade, a série traz mais que isso: conta com muito bom humor as desventuras de quatro amigas solteiras em Nova Iorque.
Carrie Bradshaw, a protagonista do seriado, é uma consumidora de moda e especialmente de sapatos, o que na época gerou um grande aumento nas vendas da marca Manolo Blahnik, a sua preferida. Carrie é também escritora e tem uma coluna onde divaga sobre as suas experiências pessoais, sobre relacionamento e, obviamente, sobre moda.
Além de filmes, a série deu origem ainda a um spin-off mostrando a adolescência de Carrie, chamada The Carrie Diaries. Carrie também escorrega em suas preferências de moda, mas é interessante observar na série o que era tendência em cada temporada, já que a série teve 6 temporadas ao todo.
3) Gossip Girl
A moda não é o centro das atenções de Gossip Girl, mas a série foi responsável por lançar muitas tendências, principalmente entre os jovens. O enredo conta sobre a vida e os dramas de adolescentes da elite novaiorquina, e cada episódio é um show de moda à parte. A personagem mais icônica da série e a mais ligada ao universo da moda é Blair Waldorf.
A série tem 6 temporadas e está disponível no Netflix. Além de moda, há muito conflito de relacionamento e amizades, corações partidos, intrigas, escândalos e outros assuntos que prendem a atenção de quem assiste.
4) Girlboss
Girlboss traz a história real de Sophia Amoruso e a sua trajetória como empresária de moda. Traz ainda lições sobre empreendedorismo ao seu modo.
A protagonista cria uma loja no eBay e cresce com a sua marca Nasty Gal. Basicamente, os desafios da protagonista é lidar com os problemas empresariais e do universo de vendas on-line de suas criações. Trata-se de uma minissérie, disponível na Netflix.
5) Atelier
Esta é uma produção exclusiva da Netflix Japão, de 2015. Atelier é uma série sobre moda e apresenta também os conflitos entre novos funcionários e chefes autoritárias, bem à moda de O Diabo Veste Prada – se você gostou do filme, talvez se interesse.
Mayuko Tokita é a mais nova empregada da Emotion, marca fictícia de lingeries de luxo. No seu encalço, há a designer Mayumi Nanjo, criadora do ateliê. Ela precisa se adaptar a este universo cheio de conflitos, preconceito e resistências, e passa a amadurecer ao longo dos capítulos.
Há também espaço para as críticas sobre o segmento e sobre os padrões de beleza insanos, além de críticas sociais sobre o trabalho e sobre consumismo. A série conta apenas com uma temporada. Todos os episódios estão disponíveis na Netflix.
Séries de época que trazem referências de moda
E quem gosta de saber sobre o que era moda em outras épocas, vale a pena dar uma olhadinha também em séries como The Crown, Downton Abbey, The Marvelous Mrs. Maisel, O tempo entre costuras, entre outras. Os realities também são parte essencial para quem gosta de moda, como é o caso de Project Runway, Next in Fashion, Queer Eye e Making the Cut, por exemplo. Vale a pena conferir!
Então, gostou das dicas sobre séries sobre moda da Oscar Calçados? Que outras peças você acha que são um trunfo na hora de se vestir? Deixe um comentário e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! E não deixe de nos seguir nos Instagram!
Imagens: Pinterest, Adidas, Oscar Calçados
Categorias